Políticas, currículo e formação docente: reconhecimento pela interculturalidade
Visualizar/ Abrir
Data
2018-08-28Autor
Silva, Luciana Guilhermano da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho apresenta uma reflexão crítica acerca das políticas curriculares de formação docente, tendo a diversidade cultural como perspectiva central de movimentos sociais e culturais. Assim, faz-se mister produzir uma discussão acerca de políticas educacionais e diferenças em um contexto de sociedade cada vez mais pautado no consumismo, no individualismo, na padronização, no sexismo e no etnocentrismo. Logo, parte-se da seguinte problemática: Como as políticas curriculares produzem um discurso de formação docente em reconhecimento recíproco da diversidade? Com isso, busca-se analisar como as políticas curriculares produzem um discurso de formação docente em reconhecimento recíproco da diversidade. Para tanto, os pressupostos teórico-metodológicos pautam-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, mediante a particularidade de análise de políticas de formação docente, tendo como temas centrais: produção curricular, formação docente e diversidade cultural. Ao analisar o projeto de formação inicial e continuada do magistério para a educação básica, compreende-se que: (i) a formação inicial e permanente dos/as profissionais da educação; (ii) a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; (iii) a pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos; e, (iv) a formação humana e cidadã com vistas a educação inclusiva, podem se caracterizar como discursos de uma formação docente em prol da interculturalidade. Para tanto, compreende-se que é essencial tensionar os enfoques tecnológicos, funcionalistas e burocratizantes das instituições educacionais, e esse propósito começa com mudanças na produção curricular, nos projetos da educação básica e educação superior e na política educacional, para que essas contemplem as vivências, as culturas e as diferenças de todos/as.
Coleções
- Gestão Educacional [292]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: