Ensino médio: políticas educacionais de ontem e de hoje
Resumo
Atualmente, o capitalismo da era neoliberal, tem disputado a subjetividade dos
indivíduos, deixando as relações de exploração do trabalho mais intrínsecas e
subentendidas. Por isto, a educação torna-se um local de disputa ideológica,
principalmente, a etapa do Ensino Médio, pois, existe a preocupação da
formação para o trabalho, seguindo as demandas do mercado e, a formação
integral, concentrada na construção de conhecimentos científicos, técnicos,
cognitivos, socioemocionais, criticidade e um cidadão reflexivo. Assim, este
trabalho, tem por objetivo, comparar as reformas educacionais ocorridas no
período da ditadura militar (1964 - década de 1980) e a reforma do ensino
médio do momento atual, traçando um paralelo entre as semelhanças e
afastamentos entre si, utilizando a pesquisa qualitativa com as metodologias
documental e bibliográfica para verificação de trabalhos que estão sendo
produzidos e publicados sobre a temática no período de interesse desta e as
legislações n° 13.415/2017 e Lei n° 5.692/1971. Conseguiu-se perceber
afinidades e distanciamentos, entre estas leis, em três pontos centrais: Base
nacional comum curricular, Valorização dos profissionais da educação e Ações
em prol da privatização do ensino médio e investimentos na educação. Sendo
assim, notou-se um movimento de manter e aprofundar desigualdades sociais,
deixando o nosso país cada vez mais subalterno a economias de países
desenvolvidos, por isso, sendo agressiva as disparidades entre o ensino da
classe trabalhadora e a da elite.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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