dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Loi, Monique da Rocha | |
dc.date.accessioned | 2018-11-07T13:05:47Z | |
dc.date.available | 2018-11-07T13:05:47Z | |
dc.date.issued | 2018-06-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14768 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Nowadays, capitalism of the neoliberal era has disputed the subjectivity of
individuals, leaving relations of exploitation of labor more intrinsic and implied.
Therefore, education becomes a place of ideological dispute, mainly the stage
of High School, therefore, there is the concern of training for work, following the
demands of the market and the integral training, focused on the construction of
scientific knowledge , technical, cognitive, socioemotional, critical and a
reflective citizen. The purpose of this study is to compare the educational
reforms that occurred during the period of the military dictatorship (1964 -
1980s) and the current high school reform, drawing a parallel between the
similarities and differences between them, using research qualitative analysis
with the documentary and bibliographical methodologies to verify the works that
are being produced and published on the thematic in the period of interest of
this and the legislations n ° 13.415 / 2017 and Law n ° 5.692 / 1971. It was
possible to perceive affinities and distances between these laws in three central
points: Common national curriculum base, Valuation of education professionals
and Actions in favor of the privatization of secondary education and investments
in education. Thus, there was a movement to maintain and deepen social
inequalities, leaving our country increasingly subordinate to the economies of
developed countries, so that the disparities between working class and elite
education were aggressive. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Reforma educacional | por |
dc.subject | Relação educação-trabalho | por |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | Educational reform | eng |
dc.subject | Education-work relationship | eng |
dc.title | Ensino médio: políticas educacionais de ontem e de hoje | por |
dc.title.alternative | High school: educational policies of today and today | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Lourenço do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Atualmente, o capitalismo da era neoliberal, tem disputado a subjetividade dos
indivíduos, deixando as relações de exploração do trabalho mais intrínsecas e
subentendidas. Por isto, a educação torna-se um local de disputa ideológica,
principalmente, a etapa do Ensino Médio, pois, existe a preocupação da
formação para o trabalho, seguindo as demandas do mercado e, a formação
integral, concentrada na construção de conhecimentos científicos, técnicos,
cognitivos, socioemocionais, criticidade e um cidadão reflexivo. Assim, este
trabalho, tem por objetivo, comparar as reformas educacionais ocorridas no
período da ditadura militar (1964 - década de 1980) e a reforma do ensino
médio do momento atual, traçando um paralelo entre as semelhanças e
afastamentos entre si, utilizando a pesquisa qualitativa com as metodologias
documental e bibliográfica para verificação de trabalhos que estão sendo
produzidos e publicados sobre a temática no período de interesse desta e as
legislações n° 13.415/2017 e Lei n° 5.692/1971. Conseguiu-se perceber
afinidades e distanciamentos, entre estas leis, em três pontos centrais: Base
nacional comum curricular, Valorização dos profissionais da educação e Ações
em prol da privatização do ensino médio e investimentos na educação. Sendo
assim, notou-se um movimento de manter e aprofundar desigualdades sociais,
deixando o nosso país cada vez mais subalterno a economias de países
desenvolvidos, por isso, sendo agressiva as disparidades entre o ensino da
classe trabalhadora e a da elite. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |