A prática docente em uma escola de educação infantil: reflexões sobre a educação física
Abstract
Esta monografia de especialização constituiu-se por uma pesquisa descritiva e qualitativa realizada com professoras de uma escola de Educação Infantil. O objetivo principal foi verificar como ocorre a prática da Educação Física em uma escola municipal de Educação Infantil. Os aspectos investigados foram acerca dos tipos de aprendizagens que as práticas de Educação Física propiciam na Educação Infantil, as dificuldades que os professores enfrentam para a realização da Educação Física, e as questões da afetividade e da socialização. A coleta de dados foi realizada através de um questionário com perguntas abertas elaborado pela pesquisadora que foi aplicado a 8 professores da Educação Infantil de uma escola municipal. Ao se analisar os dados coletados, verificou-se que de modo geral, os professores conhecem a proposta da escola e procuram realizar atividades de acordo com a mesma. Além disso eles percebem dificuldades em trabalhar a Educação Física na Educação Infantil, já que não são professores da área, reconhecem a Educação Física na Educação Infantil como uma atividade que trabalha a afetividade e a socialização e estão dispostos e interessados em ter mais conhecimentos sobre a Educação Física na Educação Infantil.
Collections
The following license files are associated with this item: