O brincar dançante: a criança e sua inerente necessidade de brincar e se-movimentar pela dança
Abstract
Este estudo se propôs essencialmente conhecer melhor as crianças, compreender o mundo de vida e o mundo de movimento, seu brincar e se-movimentar em tempos de tecnologias e falta de tempo de Ser Criança. Algumas questões foram levadas em consideração: a criança ainda tem tempo para brincar e se-movimentar livremente? Quais as suas possibilidades de brincadeiras? E seu envolvimento com as novas tecnologias? Para tanto, é necessário situar a criança nos diversos processos históricos, trazendo um pouco sobre a história da criança, surgimento das creches e a educação física na Educação Infantil. Sendo assim, o objetivo da pesquisa é: investigar, pela literatura, a opressão cotidiana de crianças para se tornarem adultos produtivos, e a possibilidade de perda gradativa de uma de suas necessidades vitais que é o brincar e se-movimentar de forma mais livre e plena, e se um “brincar dançante” poderá resgatar e reintroduzir a criança nesse mundo do brincar e se-movimentar. Esta investigação foi feita por meio de uma Pesquisa Teórica, a fim de dialogar com diversos autores sobre o tema e produzir novos conhecimentos. O trabalho apresenta fundamentos com algumas críticas sobre o brincar da criança que não possui tempo para brincar e se-movimentar nos dias de hoje, e está sendo inserida precocemente em instituições de ensino infantil, apressando seu desenvolvimento para o mundo dos adultos. A intenção não é solucionar esse problema, mas sim fazer um alerta para adultos, professores e instituições infantis, e levar mais em consideração o Ser Criança na sua essência, valorizando suas potencialidades e possibilidades, por meio do brincar e se-movimentar que pode ser introduzido ou reintroduzido através de um “brincar dançante”.
Collections
The following license files are associated with this item: