Os marcadores discursivos, pronomes e verbos e seus efeitos de sentido em editoriais das revistas Carta Capital e Veja sob uma análise linguística
Abstract
Em decorrência da crise política brasileira, principalmente ocorrida a partir de 2015, pensamos em analisar discursos referentes a essa questão. Optamos por editoriais, pois apresentam a opinião de veículos de comunicação. Além disso, escolhemos as revistas Veja e Carta Capital por serem representativos da grande mídia e, supostamente, podem apresentar discursos contrários. Assim, esta dissertação apresenta como objetivo refletir sobre os efeitos de sentido enunciativo-discursivos dos marcadores discursivos, pronomes e verbos que poderiam contribuir para a identificação de tendências argumentativas nos editoriais das duas revistas. A fundamentação teórica está composta por estudos da Linguística da Enunciação, basicamente, a partir de Benveniste (1989, 1991), Flores e Teixeira (2013) e Flores (2013). O corpus para análise é constituído por 82 editoriais das revistas Carta Capital e Veja sobre o tema: crise política brasileira. O período de coleta foi de 01 de janeiro de 2015, data da posse da presidente Dilma, até 31 de maio de 2016, mês em que se intensificou o processo de impeachment da presidente. No que se refere às questões quantitativas, identificamos as ocorrências dos marcadores discursivos, pronomes e verbos no corpus para posterior análise qualitativa. Qualitativamente, refletimos sobre os efeitos de sentido decorrentes do uso desses marcadores, pronomes e verbos na materialidade linguística contribuindo para os efeitos de sentido enunciativo-discursivos. Como resultados, podemos concluir que essas categorias gramaticais contribuem para a identificação da tendência argumentativa a partir dos seus efeitos de sentido. Podemos perceber que nos editoriais de Carta Capital emerge um sujeito imaginativo e empático, com um estilo de linguagem bastante peculiar para um editorial. Já em Veja, observamos que emerge um sujeito professoral, com tom metódico. Por meio desta dissertação, podemos comprovar que as duas revistas possuem opiniões divergentes a respeito das questões políticas brasileiras. Além disso, consideramos, a partir de todo o trabalho, de suma importância se trabalhar em sala de aula o gênero editorial e as categorias gramaticais a partir de um viés enunciativo.
Collections
The following license files are associated with this item: