Avaliação psicomotora: uma análise com deficientes visuais
Abstract
Considerando a importância da atividade física para a saúde e qualidade de vida de todos,
percebe-se a necessidade de um processo de avaliação prévio para que se possa conhecer e com isso
traçar metas e objetivos para os praticantes. Com tudo para se ter esse diagnóstico é necessário que o
instrumento de avaliação atenda as necessidades e especificidades da população, neste caso pessoas
com deficiência visual (PDV), para isso este estudo buscou verificar e descrever quais adaptações
foram necessárias para que PDV pudessem realizar uma Bateria Psicomotora (BPM). Participou deste
estudo seis PDV, o instrumento utilizado foi uma adaptação da BPM elaborada por Fonseca, para
analisar as adaptações foi construída uma ficha de observação. Verificou-se que as adaptações
começavam pela forma de comunicação, devendo ser verbal e com transferência de tarefas, para
demonstração foi necessário primeiramente experienciar os materiais para a familiarização com os
objetos, quanto os materiais as adaptações respeitaram as necessidades da deficiência, oferecendo
segurança e conforto, o feedback motivacional foi extremamente utilizado durante a execução das
tarefas, a fim de incentivá-los a executar da melhor maneira possível, assim como a utilização de pistas verbais com o intuito de fornecer informações ou dicas sobre a tarefa. Com isso, este estudo mostrou que a utilização de estratégias baseadas na forma de explicação ou instrução e demonstração, utilização de motivação e pistas verbais devem ser utilizadas para a aplicação da BPM, concluindo com isso que a BPM pode ser realizada por PDV, desde que ocorram as necessárias adaptações.