Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança"
Resumen
Nesse estudo, analisamos a série de minidocumentários audiovisuais Da distância à mudança, produzida pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da UFSM. Esses vídeos apresentam algumas histórias e experiências a partir dos depoimentos de egressos de cursos da modalidade a distância da UFSM. Como objetivo principal, buscamos investigar as percepções dos egressos da instituição a respeito da educação a distância. Como procedimento teórico-metodológico, utilizamos a Análise de Discurso, relacionando os relatos dos egressos com seus contextos e com suas subjetividades. O corpus final, composto por quatro vídeos, foi analisado a partir de duas categorias de análise: a educação a distância como oportunidade para a realização de sonhos e a educação a distância como possibilidade para a transformação pessoal e profissional. Por meio da análise dos discursos dos egressos de cursos EaD da UFSM, obtemos um retorno essencial sobre histórias e transformações possíveis a partir dessa modalidade educacional. Os depoimentos analisados constituem-se como recursos fundamentais para compreendermos a importância da educação a distância e da interiorização das universidades, democratizando o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade. Por fim, os vídeos analisados revelam a importância de oferecer oportunidades e alternativas para a educação, uma vez que esta, na percepção dos egressos de cursos EaD, é compreendida como primordial para a superação de contextos difíceis e para a transformação de realidades.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: