A promoção e prevenção em saúde como estratégia de gestão na saúde suplementar: uma revisão documental da Legislação vigente no Brasil
Resumen
O artigo a seguir propõe-se a analisar informações e conhecimentos sobre o contexto da Promoção à Saúde e Prevenção de Riscos, Agravos e Doenças como uma estratégia de gestão na saúde suplementar. A abordagem metodológica é uma pesquisa documental, exploratória, de cunho qualitativa, a fim de obter informações importantes no avanço histórico na Legislação vigente no Brasil e relevante diante dos desafios contemporâneos no setor privado. Nesse contexto, a Agência Nacional da Saúde Suplementar – ANS, em seu papel de normatização do setor, tem um importante e grande desafio para regular o mercado privado de forma a garantir a sustentabilidade e a consolidação dessa relevante atividade econômica do setor da saúde. Assim, busca através da Promoção e Prevenção em Saúde nortear novas práticas assistenciais cujo objetivo é padronizar a forma de tratar a saúde numa nova perspectiva, vislumbrando maiores resultados em saúde. Os resultados do presente estudo sinalizam para uma era de mudança no modelo assistencial vigente, tanto público quanto privado, rumo a uma transformação em oposição ao atual modelo, porém, sem anulá-lo, como forma de inovação e estratégia de sustentabilidade do setor. O foco do novo modelo assistencial está na promoção e prevenção da saúde como estratégia de gestão, e contribuirá para novas formas de construção de serviços em saúde e modelagens diferenciadas que permitirão, também, novas formas de relacionamento entre os diversos atores do segmento, e assim, impactar positivamente frente ao cenário do setor.
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