Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaurente, Viviane Machado Maciel
dc.creatorLima, Jean Fortes de
dc.date.accessioned2019-01-11T12:23:40Z
dc.date.available2019-01-11T12:23:40Z
dc.date.issued2015-02-20
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15311
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe study aimed to determine possible differences in levels of physical fitness and health, at the end of the early years in school who participate in physical education classes taught by a qualified professional (public schools) and students who attended classes taught by a teacher unidocente (state school) in the city of Dois Irmãos das Missões/RS. The sample consisted of 23 students between 10 and 13 years old the fifth year of both school systems. We evaluated body composition (BMI), cardiorespiratory endurance (running/walking 6 minutes), muscular endurance (abdominal in 1 minute) and flexibility (sit and reach). The results showed that students belonging to municipal school system have statistically superior satisfactory results in all physical fitness assessments, but, on the other hand, students belonging to state schools, have unsatisfactory results in all physical fitness assessments, except in the abdominal test in 1 minute, where both school systems had the same percentage of unsatisfactory results and in the sit and reach test, where the municipal system had a higher percentage of unsatisfactory result, even with the best results in this test. Overall, it is concluded that despite the unidocentes teachers have the legal and financial incentives support to teach the classes of Physical Education in the early years, the unsatisfactory results in almost all tests, as well as, the best results of students from municipal, point out the importance of the work of a professional specialist.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAptidão físicapor
dc.subjectEspecialistapor
dc.subjectUnidocentepor
dc.subjectPhysical fitnesseng
dc.titleAptidão física relacionada à saúde de escolares dos anos iniciais do município de Dois Irmãos das Missões/RSpor
dc.title.alternativePhysical fitness connection with the school of health of the early years of Dois Irmãos das Missões/RS: a study between classes assisted and non-assisted by physical education professionaleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo verificar possíveis diferenças nos níveis de aptidão física relacionada à saúde, ao final dos anos iniciais, em escolares que participam das aulas de Educação Física ministradas por um profissional habilitado (escolas municipais) e escolares que participaram de aulas ministradas por um professor unidocente (escola estadual) no Município de Dois Irmãos das Missões/RS. A amostra foi composta por 23 escolares entre 10 e 13 anos de idade do quinto ano de ambas as redes de ensino. Avaliou-se a composição corporal (IMC), resistência cardiorrespiratória (corrida/caminhada dos 6 minutos), resistência muscular localizada (abdominais em 1 minuto) e flexibilidade (sentar e alcançar). Os resultados evidenciaram que os alunos pertencentes à rede municipal de ensino possuem resultados satisfatórios estatisticamente superiores em todas as avaliações da aptidão física, mas, em contrapartida, os alunos pertencentes à rede estadual de ensino, possuem resultados insatisfatórios em todas as avaliações da aptidão física, exceto no teste de abdominais em 1 minuto, onde ambas as redes de ensino apresentaram o mesmo percentual de resultados insatisfatórios e, no teste de sentar e alcançar, onde a rede municipal teve um maior percentual de resultados insatisfatórios, mesmo tendo os melhores resultados nesse teste. De modo geral, conclui-se que apesar de os professores unidocentes terem o amparo legal e um incentivo financeiro para ministrar as aulas de Educação Física nos anos iniciais, os resultados insatisfatórios em quase todos os testes, bem como, os melhores resultados dos escolares da rede municipal, assinalam para a importância da atuação de um profissional especialista.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto