As tecnologias da informação e da comunicação na mediação da alfabetização de alunos com deficiência intelectual
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Data
2018-11-30Autor
Rodrigues, Jeanine Taís Drescher
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O presente trabalho traz como temática principal a mediação das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na área da educação especial. O objetivo da pesquisa foi elaborar estratégias para a alfabetização, com a mediação do uso das TIC, no AEE para a aluna com DI. O problema pesquisado foi como usar os recursos digitais para auxiliar na alfabetização desses alunos. A metodologia caracteriza-se como um estudo de caso de cunho qualitativo. O desenvolvimento do trabalho foi realizado em uma Escola Estadual de Educação Básica, localizada no meio rural, sendo uma Escola do Campo, no município de Agudo/RS. Os participantes foram os professores de área do 7º ano do Ensino Fundamental e uma aluna com Deficiência Intelectual, não alfabetizada, matriculada nesta turma e no AEE da escola. Os instrumentos da coleta de dados foram reuniões pedagógicas realizadas com professores, digitação no editor de texto do computador e jogos online usados com a aluna. Os dados foram coletados no segundo semestre deste ano e, após a análise foi descrita em categorização no decorrer da pesquisa. Conclui-se que, no contexto pesquisado, as TIC são instrumentos que possibilitam métodos diversificados para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos com DI. Quando bem planejado o seu uso pedagógico, podem contribuir nesse processo, estabelecendo uma mediação favorável para o desenvolvimento do aluno e a superação dos desafios enfrentados na alfabetização.
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