dc.contributor.advisor | Bernardi, Giliane | |
dc.creator | Alves, Adriana Barbosa | |
dc.date.accessioned | 2019-01-16T14:11:41Z | |
dc.date.available | 2019-01-16T14:11:41Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15375 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | By the exponential growth of social networks, people's daily lives changed significantly. Because of this factor and the difficulty of learning management, the Social Educational Networks appeared. These are the junction of social networks with Learning Management System, known in Brazil as Virtual Learning Environments. Based on authors Recuero (2009); Vale (2014); Pereira, Schmitt and Dias (2007); Clarenc et al (2013); Abreu (2011) and Kenski (2008); the study aims to perform a systematic literature review (SLR) of the last five years to investigate use of virtual environments to learning of students for basic education, based by these research questions: QP1 - What are pedagogical resources available by the virtual environments? QP2 - What are the perceptions of students in the classroom, after they used virtual environments? QP3 - What are the perceptions of teachers after they used virtual environments? QP4 - What are challenges for using virtual environments at school or in the classroom? In total, 5404 search were found and 15 articles were selected, after three screenings based on inclusion and exclusion criteria. As to the result, the articles revealed important and positive data, how the resources that the virtual environments present and contribute to learning; however, there are obstacles, such as lack of resources in public institutions, lack of stimulus or inappropriate technologies. In summary, the study showed that there are advantages to using virtual environments because they mediate learning, but it need to overcome difficulties, including constant updating of teachers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) | por |
dc.subject | RSL (Revisão Sistemática de Literatura) | por |
dc.subject | Redes sociais educativas | por |
dc.subject | Virtual learning environments | eng |
dc.subject | Systematic literature review | eng |
dc.subject | Educational social networks | eng |
dc.title | Uso de ambientes virtuais na aprendizagem para a educação básica: uma revisão sistemática de literatura | por |
dc.title.alternative | Use of virtual environments to learning for basic education: a systematic literature review | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Vila Flores, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Pelo crescimento exponencial das redes sociais, o cotidiano das pessoas alterou significativamente. Considerando isso e a dificuldade em gerenciar a aprendizagem, surgiram as Redes Sociais Educativas. Estas são a junção das redes sociais com os Learning Management System, conhecidos no Brasil como Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Fundamentado nos autores Recuero (2009); Vale (2014); Pereira, Schmitt e Dias (2007); Clarenc et al (2013); Abreu (2011) e Kenski (2008), este estudo objetiva realizar uma revisão sistemática de literatura dos últimos cinco anos, para investigar o uso de ambientes virtuais na aprendizagem de estudantes da educação básica, com base nessas questões de pesquisa: QP1 – Quais recursos pedagógicos são disponibilizados pelos ambientes virtuais? QP2 – Quais as percepções dos alunos em sala de aula, após uso dos ambientes virtuais? QP3 – Quais as percepções dos professores após uso dos ambientes virtuais? QP4 – Quais são os desafios para uso dos ambientes virtuais na escola ou em sala de aula? No total, foram encontrados 5404 estudos, dos quais 15 artigos foram selecionados, após três triagens com base em critérios de inclusão e exclusão. Como resultado, esses artigos revelaram-se dados importantes e positivos, como os vários recursos que os ambientes virtuais apresentam e que contribuem para a aprendizagem; mas que, por outro lado, há entraves, como a falta de recursos nas instituições públicas, falta de estímulos ou tecnologias não adequadas. Em síntese, este estudo mostrou que há vantagens em utilizar ambientes virtuais para mediar a aprendizagem, mas que é preciso superar as dificuldades, incluindo a constante atualização dos professores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |