Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMedina, Roseclea Duarte
dc.creatorBatista, Rafael Rodrigo do Carmo
dc.date.accessioned2019-01-17T12:23:49Z
dc.date.available2019-01-17T12:23:49Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15386
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe article aims to understand if videoclassroom, as an educational support, contributes with the teaching of reference managers. Brings other works on the importance of videoclassrooms in educational environments, as well as the importance of reference managers as facilitators of scientific writing. A questionnaire of objective questions is attributed, whose participant agrees or disagrees with a certain affirmative, and subjective which the participant reports his experience with the subject and contributes with suggestions. A partnership between the author and Núcleo de Tecnologia Educacional da UFSM - NTE, a videoclassroom entitled "Do you know what reference managers are?", Which was recorded and made available for research. Subsequently a link to the video and the questionnaire was sent to the participants, and according to the data obtained, the material was evaluated in a positive way, although some suggestions for improvement were indicated, such as a greater variation of camera angles and distribution between screen and video captures. At the end, it was considered that research can be deepened with each aspect indicated by the participants.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGerenciadores de referênciapor
dc.subjectVideoaulapor
dc.subjectComunicação científicapor
dc.subjectPesquisapor
dc.titleMendeley e Zotero em cena: o uso da videoaula no ensino de gerenciadores de referênciapor
dc.title.alternativeMendeley and Zotero in Scene: videoclassroom in reference manager teachingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO artigo tem como objetivo compreender se a videoaula, como suporte educacional, contribui com o ensino de gerenciadores de referência. Buscou trazer outros trabalhos sobre a importância das videoaulas em ambientes educacionais, bem como, a importância dos gerenciadores de referência como elementos facilitadores da escrita científica. Realizou-se a pesquisa utilizando como participantes estudantes de graduação e pós-graduação. Atribui-se um questionário de perguntas objetivas, cujo participante concorda ou discorda de determinada afirmativa, e subjetivas. Através das subjetivas, o participante relata a sua experiência com o tema e contribui com sugestões. Por meio de uma parceria entre o autor e o Núcleo de Tecnologia Educacional da UFSM, uma videoaula intitulada “Você sabe o que são gerenciadores de referência?”, foi gravada e disponibilizada para a pesquisa. Posteriormente o vídeo e o questionário foram enviados aos participantes, e de acordo com os dados obtidos, o material foi avaliado de maneira positiva, ainda que algumas sugestões de melhoria tenham sido indicadas, como uma maior variação de ângulos da câmera e a distribuição mais eficiente entre capturas de tela e vídeo. Ao final, considerou-se que a pesquisa pode ser aprofundada com cada aspecto indicado pelos participantes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto