As TIC como recurso metodológico para o ensino e aprendizagem de produção textual
Resumo
O uso de tecnologias no século XXI ocorre desde a mais tenra idade, assim, é de suma importância
que elas sejam aliadas ao processo de ensino e de aprendizagem nas instituições educacionais. Nesse
sentido, o presente artigo apresenta uma proposta de produção textual narrativa para alunos do sexto
ano do Ensino Fundamental, produzida em duas etapas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Moodle. Essa atividade buscou entender quais práticas pedagógicas propostas no AVA Moodle
poderiam contribuir significativamente para o processo de aprendizagem em produção textual
narrativa. Para este fim, a pesquisa foi aplicada a alunos do sexto ano que frequentavam o curso
preparatório para ingresso ao Colégio Militar de Santa Maria na instituição Genius Cursos
Preparatórios. No primeiro momento da prática, a turma produziu por meio de uma atividade wiki, um
texto predominantemente descritivo criando uma super-heroína de modo colaborativo. No segundo
momento da pesquisa, os estudantes elaboraram um texto narrativo de modo individual contando um
episódio da vida da personagem por eles criada no qual seus superpoderes só a atrapalhassem.
Observamos que a atividade contribuiu para o letramento digital dos estudantes que ampliaram seus
conhecimentos não só no manuseio do AVA Mooodle, como também em relação às ferramentas de
edição de texto. Desse modo a produção textual narrativa amparada por tecnologias contribuiu
significativamente para a construção de saberes dos estudantes.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: