A ação da gestão escolar: implicações e possibilidades para a formação docente continuada
Resumo
O presente trabalho apresenta como problema de pesquisa quais as implicações e as possibilidades para a formação docente continuada considerando a ação da Gestão Escolar? Metodologicamente caracteriza-se como pesquisa qualitativa, pois buscou compreender o objeto e seus sujeitos considerando os diferentes espaços-tempo. Para construção dos dados utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental, através de artigos oriundos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), e a construção de proposições por meio da análise de texto de Bardin. A gestão democrática, instituída pela Constituição Federal de 1988 e referenciada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 está presente na escola por meio de alguns instrumentos de normatização que possibilitam espaços para a democracia no ensino. Todavia a busca pelo efetivo ensino democrático ainda é uma construção e carece de estudos, tanto no campo das políticas, quanto da formação de gestores. Nesta pesquisa buscou-se investigar as ações da gestão escolar que propiciam (ou não) a formação continuada docente, a qual entende-se como o processo de aquisição de conhecimentos e reconstrução destes no âmbito da escola. Através da construção dos dados foi possível apreender as seguintes proposições: diálogo para vencer a(s) resistência(s); afetividade no processo pedagógico escolar, a escola como lócus da formação docente e o fortalecimento do Projeto Pedagógico, tais proposições indicam ações que possibilitam a formação docente continuada na escola. Quanto às implicações, destacam-se o excesso de atribuições da gestão escolar, a fragilidade de recursos humanos e materiais, responsabilização a avaliações externas, burocratização entre outras que envolvem a profissionalidade e a valorização.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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