Desenvolvimento de material didático digital para o ensino de Língua Portuguesa na perspectiva de gêneros e multiletramentos
Fecha
2018-08-14Metadatos
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Estudos recentes na área da Linguística Aplicada apontam lacunas existentes no processo de consumo e de produção de gêneros multimodais na educação básica (MOTTA-ROTH, 2006, 2008; HYLAND, 2003, 2007; MEURER, 2011, ROSE; MARTIN, 2012). Sendo assim, precisamos reavaliar as aulas de Língua Portuguesa, tendo em vista o desinteresse dos alunos, por atuarem como meros receptores de conteúdos e por apresentarem dificuldades ao lerem e ao produzirem textos de gêneros diversos. Este estudo foi realizado junto ao Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, e tem por objetivo desenvolver Material Didático Digital para a aprendizagem de Língua Portuguesa, a fim de promover habilidades de leitura e de escrita de gêneros multimodais na perspectiva da pedagogia de gêneros e de multiletramentos com o uso de tecnologias, já que estas fazem parte do cotidiano dos alunos. Para isso, temos como embasamento teórico estudos prévios no campo da Linguística Aplicada (HALLIDAY, 1978; HEBERLE, 2005; FUZER, 2012; CABRAL, 2014), em que a linguagem é vista como um recurso para construção de significado. Propomos uma investigação em três Fases, em aulas de Língua Portuguesa em uma escola pública em Alegrete/RS, cujos participantes estavam no último ano do ensino médio. Esta pesquisa adotou a metodologia de pesquisa-ação, e os instrumentos utilizados para coleta de dados consistem em questionários diagnósticos e avaliativos aplicados durante as experiências, filmagens, fotografias, diários reflexivos da pesquisadora, atividades realizadas pelos alunos no Material Didático Digital e suas produções. O estudo buscou promover práticas nas quais os participantes fossem sujeitos ativos no processo da aprendizagem (FREIRE, 1996), potencializando o trabalho em redes colaborativas (KENSKI, 2000, 2008), por meio do uso da plataforma Google Classroom e outras ferramentas do Google, WhatsApp e Canva. As aulas de língua portuguesa foram trabalhadas de forma contextualizada, considerando o gênero multimodal infográfico por incluir diferentes sistemas semióticos, a fim de desenvolver nos estudantes multiletramentos ao explorarem recursos digitais. (COPE; KALANTZIS, 2009; 2015; ROJO, 2012; ROJO; BARBOSA, 2015; ROJO, 2016; JESUS; CARBONIERI, 2016; DIONISIO, 2008; CATTO; HENDGES, 2010; RIBEIRO, 2016). Os questionários diagnósticos foram analisados quanti-qualitativamente e embasaram a elaboração da proposta final de MDD, no formato de curso híbrido (BACICH; NETO; TREVISANI, 2015; VALENTE, 2015). Este estudo aponta resultados positivos quanto ao ensino da LP por meio de gêneros multimodais e do uso de tecnologias, tendo em vista que os participantes informaram que as aulas de LP tornaram-se melhores e mais interessantes com a aplicação do curso, tornando-os mais preparados para ler e analisar gêneros multimodais, em especial o infográfico, veiculado em diferentes contextos. Verificamos, também, que o Ciclo de Aprendizagem na perspectiva da Pedagogia de gêneros, proposto por Rose e Martin (2012), é uma possibilidade viável para orientar o design de Material Didático Digital, com vistas a promover a aprendizagem da língua e, ainda, por potencializar a prática de multiletramentos, por intermédio de atividades tais como a leitura (consumo), a produção e a distribuição do gênero em estudo. Nessa pesquisa, o gênero infográfico, por meio de atividades que partem da desconstrução do gênero permitiram a compreensão das propriedades comunicativas e as características composicionais próprias desse gênero, bem como a produção colaborativa e individual dos alunos pelo uso de aplicativos como WhatsApp, Google Docs, Google Formulário e Canva, potencializando também, desse modo, a prática de multiletramentos.
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