Os desafios da gestão democrática através do conselho escolar: um estudo baseado no questionário do Saeb
Visualizar/ Abrir
Data
2018-11-30Autor
Nunes, Bárbara Cristine Bottino
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo busca analisar a relação entre gestão democrática e o Saeb – Sistema de avaliação da Educação Básica, dando enfoque à análise de dados referente ao Conselho escolar, coletados em um questionário da Prova Brasil aplicado em 2015, pelo IDEB. Este estudo teve como objetivo analisar criticamente os dados do questionário do SAEB e examinar os desafios e as possibilidades enfrentados pelos diretores entrevistados, confrontando com os autores estudados referentes ao campo da gestão escolar, dando ênfase ao Conselho escolar evidenciando as contribuições de uma gestão participativa com foco na melhoria do processo pedagógico. O mesmo foi realizado através de pesquisa bibliográfica e exploratória, que conceituou a gestão democrática focando nos desafios enfrentados pelo gestor na efetivação do Conselho Escolar com uma metodologia qualitativa. Diante do estudo realizado entendemos que na rede estadual o conselho escolar
é atuante, reunindo-se mais de três vezes, mostrando que a gestão democrática participativa está se efetivando. O gestor deve proporcionar um trabalho coletivo, valorizando a comunidade escolar, na busca de uma educação de qualidade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: