Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFlôres, Vanessa Medianeira da Silva
dc.creatorJandrey, Juli Gabriela
dc.date.accessioned2019-02-01T11:17:59Z
dc.date.available2019-02-01T11:17:59Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15509
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe special education is a field of knowledge in development and for the last decades has proved its relevance through studies, scientific researches and public policies. In this way, this research figures as a study about the pedagogical management in special education. The overall objective for this work is to recognise the characteristics and possible relations between the pedagogical management employed to different teaching spaces in the Escola de Educação Especial São Francisco de Assis - APAE. The theoretical contribution is based on Ferreira (2008), Vieire (2007) and Vigotsky (1989). Aiming to answer this problematic, and thus recognising the pedagogical management put into practice in those different teaching spaces of the school, a qualitative research was developed. Data was collected through questionnaires filled by four professionals of the school, of which three were in charge of class activities and one was responsible for Specialized Educational Services (Assistência Educacional Especializada - AEE). This research showed how similarly staff approaches disabled students regardless the different spaces in which they might be insert in the school, noting a constant necessity for a pedagogical management that recognises the disabled student as an unique individual with unique specificities and needs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão pedagógicapor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAEE (Atendimento Educacional Especializado)por
dc.subjectAPAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais)por
dc.subjectPedagogical managementeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.titleA gestão pedagógica nos diferentes espaços da Escola de Educação Especial São Francisco de Assis - APAEpor
dc.title.alternativeThe pedagogical management in different spaces of the Escola de Educação Especial São Francisco de Assis - APAEeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA educação especial se constituí em um campo de conhecimento em construção, e nas últimas décadas, estudos, pesquisas científicas e políticas públicas tem evidenciado a importância desta. Deste modo, a presente pesquisa se justifica por ser um estudo no âmbito da gestão pedagógica na educação especial. Teve como objetivo geral reconhecer as características e possíveis relações entre a gestão pedagógica empregada nos diferentes espaços de ensino da Escola de Educação Especial São Francisco de Assis - APAE. O aporte teórico esta baseado em Ferreira (2008), Vieira (2007) e Vigotsky (1989). Na busca por responder à problemática, e desta forma reconhecer a gestão pedagógica aplicada dentro destes diferentes espaços de ensino dessa escola, realizou-se pesquisa de cunho qualitativo. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário, aplicado junto a quatro profissionais da referida instituição, sendo que três destes atuam nas salas de aula da escola especial e uma é responsável pela sala de AEE. Por meio da pesquisa, foi possível perceber quão semelhantes são as práticas adotas perante o aluno com deficiência ainda que em espaços diferentes, notando-se a constante preocupação por uma gestão pedagógica que reconheça o aluno como sujeito único em suas especificidades e necessidades.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto