dc.contributor.advisor | Flôres, Vanessa Medianeira da Silva | |
dc.creator | Jandrey, Juli Gabriela | |
dc.date.accessioned | 2019-02-01T11:17:59Z | |
dc.date.available | 2019-02-01T11:17:59Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15509 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The special education is a field of knowledge in development and for the last decades
has proved its relevance through studies, scientific researches and public policies. In
this way, this research figures as a study about the pedagogical management in special
education. The overall objective for this work is to recognise the characteristics and
possible relations between the pedagogical management employed to different
teaching spaces in the Escola de Educação Especial São Francisco de Assis - APAE.
The theoretical contribution is based on Ferreira (2008), Vieire (2007) and Vigotsky
(1989). Aiming to answer this problematic, and thus recognising the pedagogical
management put into practice in those different teaching spaces of the school, a
qualitative research was developed. Data was collected through questionnaires filled
by four professionals of the school, of which three were in charge of class activities
and one was responsible for Specialized Educational Services (Assistência
Educacional Especializada - AEE). This research showed how similarly staff
approaches disabled students regardless the different spaces in which they might be
insert in the school, noting a constant necessity for a pedagogical management that
recognises the disabled student as an unique individual with unique specificities and
needs. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão pedagógica | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | AEE (Atendimento Educacional Especializado) | por |
dc.subject | APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) | por |
dc.subject | Pedagogical management | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.title | A gestão pedagógica nos diferentes espaços da Escola de Educação Especial São Francisco de Assis - APAE | por |
dc.title.alternative | The pedagogical management in different spaces of the Escola de Educação Especial São Francisco de Assis - APAE | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A educação especial se constituí em um campo de conhecimento em construção, e
nas últimas décadas, estudos, pesquisas científicas e políticas públicas tem
evidenciado a importância desta. Deste modo, a presente pesquisa se justifica por ser
um estudo no âmbito da gestão pedagógica na educação especial. Teve como
objetivo geral reconhecer as características e possíveis relações entre a gestão
pedagógica empregada nos diferentes espaços de ensino da Escola de Educação
Especial São Francisco de Assis - APAE. O aporte teórico esta baseado em Ferreira
(2008), Vieira (2007) e Vigotsky (1989). Na busca por responder à problemática, e
desta forma reconhecer a gestão pedagógica aplicada dentro destes diferentes
espaços de ensino dessa escola, realizou-se pesquisa de cunho qualitativo. Para a
coleta de dados foi utilizado um questionário, aplicado junto a quatro profissionais da
referida instituição, sendo que três destes atuam nas salas de aula da escola especial
e uma é responsável pela sala de AEE. Por meio da pesquisa, foi possível perceber
quão semelhantes são as práticas adotas perante o aluno com deficiência ainda que
em espaços diferentes, notando-se a constante preocupação por uma gestão
pedagógica que reconheça o aluno como sujeito único em suas especificidades e
necessidades. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |