Gestão: inclusão no ensino superior frente ao público-alvo da educação especial
Abstract
O objetivo deste trabalho foi conhecer a produção científica na área da gestão pedagógica em uma instituição de Ensino Superior, referente à temática da gestão, na tentativa de identificar estratégias pedagógicas que vêm sendo realizadas para o público-alvo da educação especial. É um estudo qualitativo do tipo bibliográfico. Com os achados da pesquisa, constatou-se, a partir da análise de conteúdo pela técnica de categorias temáticas (Bardin, 2010), que tanto nos documentos institucionais, quanto nos trabalhos científicos selecionados, foram encontrados dados voltados a garantir a inclusão do público alvo da Educação Especial no Ensino Superior. A presença desses dados, entretanto, não confere a plena participação dessas pessoas nos espaços de aprendizagem, considerando que, para a aprendizagem, as estratégias pedagógicas precisam ser desenvolvidas e implementadas continuamente. Em conclusão, a garantia da inclusão educacional, nos espaços universitários, depende, em grande medida, dos processos de gestão.
Collections
- Gestão Educacional [293]
The following license files are associated with this item: