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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorPohren, Jennifer
dc.date.accessioned2019-02-11T12:57:52Z
dc.date.available2019-02-11T12:57:52Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15592
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis term paper of the Educational Management specialization course has analyzed the processes occurred in the re-elaboration of the Pedagogical Project, reflecting on its relationship with the democratic management. The assumptions that guide the study are: The Law of Guidelines and Basis of the National Education (BRASIL, 1996), the document made available by the Ministry of Education – School Council, texts about democratic management of education and the choice for the director (2004), in parallel to the studies of Barbosa (2012), Bordenave (1994), Ferreira (2009), Oliveira (2006), Paro (2006), Veiga (1998) and Vieira (2007). In order to achieve that, a qualitative research was performed, of the case study type; as for the collection of data, it was applied a participant observation, application of a questionnaire and analysis of documents of the Pedagogical Project in place and of the new Pedagogical Project. The research was carried out at a Municipal School of Early Childhood Education, in the municipality of Porto Alegre, in which six subjects of the school community participated, among them, the director, the pedagogical coordinator, three teachers and a monitor. From the data analysis, one can conclude that the participation processes in the school are going through the structuring phase, not comprising everyone in a broad way, with one of the impasses addressed being the lack of time for studies and collective discussion. However, the subjects of the research have demonstrated to understand the relevance of the participation in this process, being a possibility of transformation and effective consolidation of the democratic management of this space.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectPedagogical projecteng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.titleDesafios e possibilidades na reelaboração de um projeto pedagógico na educação infantilpor
dc.title.alternativeChallenges and possibilities in the re-elaboration of a pedagogical project in early childhood educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do curso de especialização em Gestão Educacional, objetivou analisar os processos ocorridos na reelaboração do Projeto Pedagógico, a partir de diferentes pontos de vista, refletindo sobre a relação deste, com a gestão democrática. Os pressupostos que orientam o estudo são: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), o documento disponibilizado pelo Ministério da Educação- Conselho Escolar, textos sobre gestão democrática da educação e escolha do diretor (2004), paralelamente aos estudos de Barbosa (2012), Bordenave (1994), Ferreira (2009), Oliveira (2006), Paro (2006), Veiga (1998) e Vieira (2007). Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso; para a coleta de dados foram empregadas a observação participante, aplicação de questionário e análise documental do Projeto Pedagógico vigente e do novo Projeto Pedagógico. A pesquisa realizou-se em uma Escola Municipal de Educação Infantil, no município de Porto Alegre, da qual participaram seis sujeitos da comunidade escolar, dentre eles, a diretora, a coordenadora pedagógica, três professores e uma monitora. A partir da análise de dados conclui-se que os processos de participação na escola, estão em fase de estruturação, não contemplando de modo abrangente a todos, sendo um dos impasses abordados, a falta de tempo para os estudos e discussão coletiva. Entretanto, os sujeitos da pesquisa demonstram compreender a relevância da participação neste processo, sendo uma possibilidade de transformação e efetiva consolidação da gestão democrática neste espaço.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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