Dançografia em processo de criação: uma docência artista em dança
Resumo
Estudo desenvolvido na Linha de Pesquisa ‘Educação e Artes’, LP4, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, RS, no qual buscou-se problematizar uma docência artista em dança, a partir de um processo de criação. Como método, utilizou-se da bricolagem, ancorado nos estudos de Kincheloe e Berry (2007). Como problema de pesquisa enunciou-se à seguinte questão: o que o território da educação e da pesquisa em educação pode aprender 'com' um processo de criação em dança? Como base teórica utilizou-se os aportes de Greiner (2005), Fernandes (2006, 2013) e Baldi (2017) no que se refere ao corpo e escrita em dança; Salles (2009), Rocha (2016) e Ostrower (1977) sobre processos de criação; e, Loponte (2015), para pensar o conceito de docência artista nos espaços educativos. A teoria estudada permitiu uma articulação entre os conceitos de corpo, processo de criação e docência artista. Na escrita da tese, a Dançografia figura como uma licença poética para pensar uma escrita com a dança, noção concebida neste estudo como o que se inscreve no corpo que dança, e um corpo que dança é performado pela escrita. Como resultado, apresenta-se as composições elaboradas entre um processo de criação em Dançografia, que respingou na docência, e uma escrita que foi performada por ambas.
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