Melhorias em uma biblioteca universitária: ênfase no atendimento ao usuário
Resumo
Através dessa pesquisa fez-se uma reflexão a respeito da visão e da missão
da Biblioteca Setorial do CCSH. Ao longo do trabalho foram pesquisadas diferentes
concepções sobre atendimento ao público e qualidade no atendimento. Os
argumentos expostos evidenciaram a importância de ambos no contexto moderno
das organizações. Portanto, esse estudo configurou-se como uma pesquisa
bibliográfica em busca de elementos que subsidiem os gestores públicos na tomada
de decisão que culmine em um atendimento de excelência oferecido aos usuários. A
metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a da pesquisa
bibliográfica. Como método secundário, utilizou-se a observação participante, pois a
autora é servidora lotada na Biblioteca Setorial do CCSH. Assim, em relação à
Biblioteca Setorial do CCSH, confrontando a literatura estudada com a prática, foram
identificadas algumas falhas no atendimento e, com a intenção de contribuir para
sanar as mesmas, propõem-se algumas ações como: manter a padronização dos
procedimentos; integração permanente entre os funcionários a fim de trocar
informações sobre o funcionamento do SIE; criação de um manual contendo
instruções sobre a resolução de problemas não contemplados em treinamentos e
aviso prévio sobre o dia e horário de manutenção do SIE, pelo Centro de
Processamento de Dados (CPD). Pela importância do assunto, sugere-se que novos
estudos sejam conduzidos e que sejam realizadas pesquisas junto aos usuários
para verificar como avaliam o atendimento recebido e também juntos aos
funcionários para identificar suas opiniões e sugestões para o bom funcionamento
da biblioteca.