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dc.creatorReiniger, Lia Rejane Silveira
dc.creatorWizniewsky, José Geraldo
dc.creatorKaufmann, Marielen Priscila
dc.date.accessioned2019-02-27T12:36:18Z
dc.date.available2019-02-27T12:36:18Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationREINIGER, Lia Rejane Silveira ... [et al]. Princípios da agroecologia/UFSM. Lia Rejane Silveira Reiniger, José Geraldo Wizniewsky, Marielen Priscila Kaufmann. – 1. ed. – Santa Maria, RS : UFSM, NTE, UAB, 2017.por
dc.identifier.isbn978-85-8341-192-5por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15770
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação do Campopor
dc.languageporpor
dc.publisherUAB/NTE/UFSMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectDesenvolvimento rural sustentávelpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.titlePrincípios da agroecologiapor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoA disciplina Princípios de Agroecologia tem como objetivo compreender os princípios e bases da Agroecologia, enquanto campo de conhecimento científico, e considerar que a implementação de sistemas de produção de base ecológica deve ser realizada mediante transição agroecológica. Para viabilizar a compreensão desses objetivos, dividimos o material didático em duas unidades. Na primeira unidade apresentamos e discutimos alguns conceitos básicos e inserimos um pequeno resumo biográfico dos autores que discutem esses conceitos, os quais fazem parte do cenário internacional da Agroecologia, cujas obras são referenciadas nesse material didático. Ainda nessa unidade conhecemos as multidimensões da Sustentabilidade: ecológica, social, econômica, política, cultural e ética e como elas podem ser observadas nas mais diferentes experiências agroecológicas. Na segunda unidade estudamos as etapas da transição agroecológica, onde retomaremos os conceitos de agroecossistemas tecnificados e de ecossistemas naturais, para elucidar as etapas necessárias para a reconversão de sistemas. Essas etapas são denominadas por Gliessman (2000) de níveis de transição, que totalizam quatro níveis, que serão apresentadas e exemplificadas ao longo da unidade. Ademais, são apresentadas algumas das contribuições ao longo dos últimos anos, para a construção desse conceito, bem como os resultados dos esforços para a discussão e aplicação dos princípios da Agroecologia e da Transição Agroecológica no Rio Grande do Sul e no Brasil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpor


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Acesso Aberto
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