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dc.contributor.otherFreitag, Felipe
dc.contributor.otherRichter, Marcos Gustavo
dc.creatorFreitag, Felipe
dc.creatorRichter, Marcos Gustavo
dc.date.accessioned2019-02-27T13:21:18Z
dc.date.available2019-02-27T13:21:18Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationFREITAG, Felipe; RICHTER, Marcos Gustavo et al. Formato de curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmatizadas do profissional docente/UFSM. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2016. E-book.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15772
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Material de apoio ao Professorpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectEnsino linguoliteráriopor
dc.subjectEnsino Médio da Educação Básicapor
dc.subjectFormato de curso Storylinepor
dc.subjectTomadas de decisão paradigmatizadaspor
dc.subjectProfissional docentepor
dc.titleFormato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docentepor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoEsse livro é destinado a docentes de Língua Portuguesa e de Literatura do Ensino Médio da Educação Básica, considerando que, segundo a Teoria Holística da Atividade (RichTER, 2011), em sua noção de enquadramento do trabalho docente, o educador linguoliterário devidamente habilitado por formação é o profissional equipado com a competência para tomar decisões sobre a adoção das metodologias de ensino adequadas a seus contextos de ensino, podendo, se necessário e coerentemente à abordagem teórica de seu paradigma, desenvolver novas metodologias como designer, com o compromisso ético de divulgá-las à comunidade de licenciados em Letras no espaço de interlocução assegurado pelo enquadramento de trabalho que compartilham. Essa conduta profissional assegura que o seu papel social e a sua prática docente estejam atreladas às necessidades de seus educandos e às finalidades reais do ato linguodidático, evitando assim o desvio aos meios em sua didática. Cabe, ainda, assinalar que, para a Teoria Holística da Atividade, a preocupação em enquadrar – isto é, assegurar consistência teórico - prática à intervenção profissional – deve começar já na formação inicial do licenciado. Para ilustrar esta máxima, trazemos ao/à colega, nesta obra, o conjunto de tomadas de decisão em design metodológico, realizadas por uma turma de graduandos em formação docente inicial na disciplina de Tarefa, Projeto e Ensino de Línguas, do curso de Licenciatura em Letras - Português da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2012 (e elaborada na forma de projeto no biênio 2012 - 2013), ministrada pelo professor Marcos Gustavo Richter. Essa turma criou e testou, simuladamente, o formato de curso storyline, através de uma divisão de trabalho organizado em subgrupos e obedecendo a um enquadramento interacionista de conceitos, procedimentos e recursos, dentro desse design de material didático. Disso resultou um formato de curso cujas unidades encadeiam três etapas: Storyline (narrativas em capítulos), Interlúdios e Interstícios. Tal metodologia configura-se como o estudo da montagem de um curso.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor


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