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dc.contributor.advisorMelo, Regina Maria
dc.creatorBagetti, Aline
dc.date.accessioned2019-03-12T14:21:12Z
dc.date.available2019-03-12T14:21:12Z
dc.date.issued2005
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15878
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titlePolíticas públicas para EJA: em que contexto estão inseridas?por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO artigo buscou problematizar as políticas públicas para a EJA. Em que contexto estão inseridas? Quais as suas características e perspectivas? Nesse estudo bibliográfico e descritivo, fiz uma análise, através de problematizações, buscando articulá-las com as sintetizações feitas pelos teóricos da educação de jovens e adultos. Há a evidência de uma disputa de poder na organização de políticas públicas entre liberais e aqueles que defendem uma proposta a partir dos próprios protagonistas, que são os jovens e os adultos. A partir disso, constata-se que as políticas públicas estão sob um enfoque de programas compensatórios e enrraigadas em práticas assistencialistas organizadas por empresários, ONGS e ações não-governamentais sob os signos de parceria entre Estado e sociedade civil. As políticas públicas estão enfocadas no contexto do neoliberalismo, no qual predomina a hegemonia de idéias neoliberais com a intervenção do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional na educação. Com base nessa problemática, sugerem-se políticas públicas educacionais diferenciadas, na perspectiva da educação não-formal, educação popular e educação em rede, que investiga e problematiza as políticas públicas a partir dos próprios protagonistas. Além disso, é necessário que essas políticas comportem uma gestão democrática e participativa, buscando um diálogo horizontal entre todos os dirigentes. Pois esse contexto neoliberal, desmobilizador, estático e assistencialista que está em voga não serve para a construção de políticas públicas, mas um contexto forjado a partir da realidade sócio-cultural dos jovens e adultos pode possibilitar novas políticas públicas sob perspectivas humanas, críticas e emancipatórias.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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