dc.contributor.advisor | Melo, Regina Maria | |
dc.creator | Bagetti, Aline | |
dc.date.accessioned | 2019-03-12T14:21:12Z | |
dc.date.available | 2019-03-12T14:21:12Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15878 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.title | Políticas públicas para EJA: em que contexto estão inseridas? | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O artigo buscou problematizar as políticas públicas para a EJA. Em que contexto estão
inseridas? Quais as suas características e perspectivas? Nesse estudo bibliográfico e
descritivo, fiz uma análise, através de problematizações, buscando articulá-las com as
sintetizações feitas pelos teóricos da educação de jovens e adultos. Há a evidência de
uma disputa de poder na organização de políticas públicas entre liberais e aqueles que
defendem uma proposta a partir dos próprios protagonistas, que são os jovens e os
adultos. A partir disso, constata-se que as políticas públicas estão sob um enfoque de
programas compensatórios e enrraigadas em práticas assistencialistas organizadas por
empresários, ONGS e ações não-governamentais sob os signos de parceria entre
Estado e sociedade civil. As políticas públicas estão enfocadas no contexto do
neoliberalismo, no qual predomina a hegemonia de idéias neoliberais com a
intervenção do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional na educação. Com
base nessa problemática, sugerem-se políticas públicas educacionais diferenciadas, na
perspectiva da educação não-formal, educação popular e educação em rede, que
investiga e problematiza as políticas públicas a partir dos próprios protagonistas. Além
disso, é necessário que essas políticas comportem uma gestão democrática e
participativa, buscando um diálogo horizontal entre todos os dirigentes. Pois esse
contexto neoliberal, desmobilizador, estático e assistencialista que está em voga não
serve para a construção de políticas públicas, mas um contexto forjado a partir da
realidade sócio-cultural dos jovens e adultos pode possibilitar novas políticas públicas
sob perspectivas humanas, críticas e emancipatórias. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |