Implementação das tecnologias educacionais na rede municipal de ensino de Santa Maria: desafios da continuidade
Resumo
A presente pesquisa, elaborada na linha de pesquisa de Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede e na Área de Concentração Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação no Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM trouxe como tema: a implementação das tecnologias educacionais na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, proporcionadas pelo PROINFO - Programa Nacional de Informática na Educação e, consequentemente, o papel do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal - NTEM. A pesquisa teve como questão norteadora, analisar quais foram os possíveis avanços e fragilidades potencializados pelo PROINFO referente ao uso das tecnologias educacionais nas escolas públicas municipais e o papel do NTEM como parte da estrutura operacional do PROINFO no município. Para tanto, faz-se necessário: Mapear os possíveis avanços e fragilidades potencializados pela implantação do PROINFO na rede municipal de Ensino de Santa Maria, a partir da visão dos professores que estiveram lotados como professores multiplicadores do NTEM de Santa Maria; Analisar como as Tecnologias Educacionais estão sendo utilizadas nas escolas e sua integração com a prática pedagógica dos professores, considerando o papel do NTEM, como polo formador; Investigar se os Projetos Político-Pedagógicos das escolas contemplam o uso das tecnologias e sinalizar a criação de uma normativa que dispõe sobre o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, como uma Política Pública Permanente do Município de Santa Maria. Para a realização dessa pesquisa, utilizou-se a metodologia do estudo de caso. Na fase exploratória, foi realizado o delineamento inicial com levantamento das escolas municipais, da rede pública de ensino com salas de informática oriundas do PROINFO, a busca de publicações sobre o tema, investigação documental no NTEM e na SMED, entre outros. Na fase de coleta de dados, elaboraram-se questionários e entrevistas que foram enviados on-line para as 50 escolas com salas de informática e aos professores que fizeram e fazem parte da equipe do NTEM. Na fase de análise dos dados, última fase do estudo, buscou-se organizar e analisar as evidências, tendo-se em vista as proposições iniciais do estudo. As evidências apontaram que, a inserção das tecnologias nas escolas públicas municipais de Santa Maria, iniciadas pela política pública do PROINFO devem transcender aos mandatos políticos. É preciso que o município possua sua política pública para as tecnologias, fortalecendo o NTEM como órgão gestor dessa política: gestando, executando, monitorando e avaliando todas as atividades, projetos e programas, enfim, todas as ações correlatas ao uso das tecnologias nas escolas da Rede municipal de Santa Maria. Como produto final, foi realizada a atualização da documentação do NTEM: PPP e regimento, bem como, a proposição de uma normativa que dispõe sobre o NTEM como uma Política Pública permanente no Município de Santa Maria.
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