Projeto político pedagógico: instrumento de gestão participativa
Abstract
Nos últimos anos, cresceram as discussões sobre a necessidade de
novos mecanismos de participação da comunidade escolar no processo
de gestão democrática. A partir desses aspectos, o presente trabalho
monográfico discute sobre as considerações gerais da gestão
democrática no contexto escolar. O objetivo central do estudo foi
investigar como o Projeto Político Pedagógico - PPP se constitui um
instrumento de descentralização e ao mesmo tempo, como se dá a
democratização no universo escolar. A fundamentação teórica é
baseada principalmente nas ideias de: LIBÂNEO (2001) e LUCK (2006)
dentre outros autores, pois a literatura é bastante extensa. Nosso olhar
focalizou mais o alcance do PPP em relação ao ambiente escolar. A
pesquisa do tipo bibliográfico foi desenvolvida numa escola do Sistema
Municipal de Educação de Fortaleza, situada na periferia da cidade.
Nesse tipo de pesquisa, trabalhamos com a releitura teórica sobre o
tema e estudos documentais, complementados com observações e
entrevistas informais. A análise foi construída a partir do estudo do PPP,
onde se constatou que este documento representa um referencial para a
efetivação da gestão participativa.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: