Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorFröhlich, Mônica
dc.date.accessioned2019-04-08T15:32:31Z
dc.date.available2019-04-08T15:32:31Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16097
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis paper is an analysis proposal about public politics of continuous training of teachers in the town of Novo Barreiro (RS). This is the objective of this analysis. This qualitative investigation uses a case study and involved twelve teachers from the final years of elementary school of two schools and collaborators of City Department of Education, and they were the Secretary of Education and Education Advisor. As methodology procedure was applied a questionnaire with open questions. The reflections analyzed indicate to the importance of public politics of continuing training as way to collaborate to professional development of teachers. The collaborators thinking the continuing training is crucial through courses, specializations, planning meetings, seminars, lectures, therefore, this is an essential tool to have knowledge, just the transformations of contemporary society. According with thinking, the secretary of education intends to offer the training for the teachers of Municipal School trough institutional partnerships and public politics actions analyzed in this study.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectPublic politicseng
dc.subjectFormationeng
dc.subjectContinuing training of teacherseng
dc.titleUm estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiropor
dc.title.alternativeA study on the public politics of continuing education of teachers in the city of Novo Barreiro (RS)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou analisar as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro (RS). Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, na qual participaram doze professores de anos finais do Ensino Fundamental, de duas Escolas e colaboradores da Secretaria Municipal de Educação, sendo eles a Secretária de Educação e Orientadora de Ensino. Como procedimento metodológico foi aplicado um questionário com perguntas abertas. As reflexões analisadas apontam para a importância das políticas públicas de formação continuada no sentido de colaborar com o desenvolvimento profissional dos professores. A formação continuada é fundamental no entendimento dos colaboradores, seja ela através de cursos, especializações, reuniões de planejamento, seminários, palestras. O essencial é estar sempre buscando conhecimento devido às transformações da sociedade contemporânea. Em consonância com esse pensamento é que a Secretaria de Educação busca oferecer formação para os professores da rede municipal de ensino através de parcerias institucionais e ações das políticas públicas analisadas nessa pesquisa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto