dc.contributor.advisor | Cristino, Ana Paula da Rosa | |
dc.creator | Fröhlich, Mônica | |
dc.date.accessioned | 2019-04-08T15:32:31Z | |
dc.date.available | 2019-04-08T15:32:31Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16097 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This paper is an analysis proposal about public politics of continuous training of
teachers in the town of Novo Barreiro (RS). This is the objective of this analysis. This
qualitative investigation uses a case study and involved twelve teachers from the
final years of elementary school of two schools and collaborators of City Department
of Education, and they were the Secretary of Education and Education Advisor. As
methodology procedure was applied a questionnaire with open questions. The
reflections analyzed indicate to the importance of public politics of continuing training
as way to collaborate to professional development of teachers. The collaborators
thinking the continuing training is crucial through courses, specializations, planning
meetings, seminars, lectures, therefore, this is an essential tool to have knowledge,
just the transformations of contemporary society. According with thinking, the
secretary of education intends to offer the training for the teachers of Municipal
School trough institutional partnerships and public politics actions analyzed in this study. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Formação continuada de professores | por |
dc.subject | Public politics | eng |
dc.subject | Formation | eng |
dc.subject | Continuing training of teachers | eng |
dc.title | Um estudo sobre as políticas públicas de formação continuada de professores no município do Novo Barreiro | por |
dc.title.alternative | A study on the public politics of continuing education of teachers in the city of Novo Barreiro (RS) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa objetivou analisar as políticas públicas de formação continuada
de professores no município do Novo Barreiro (RS). Para tanto desenvolveu-se uma
pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, na qual participaram doze professores
de anos finais do Ensino Fundamental, de duas Escolas e colaboradores da
Secretaria Municipal de Educação, sendo eles a Secretária de Educação e
Orientadora de Ensino. Como procedimento metodológico foi aplicado um
questionário com perguntas abertas. As reflexões analisadas apontam para a
importância das políticas públicas de formação continuada no sentido de colaborar
com o desenvolvimento profissional dos professores. A formação continuada é
fundamental no entendimento dos colaboradores, seja ela através de cursos,
especializações, reuniões de planejamento, seminários, palestras. O essencial é
estar sempre buscando conhecimento devido às transformações da sociedade
contemporânea. Em consonância com esse pensamento é que a Secretaria de
Educação busca oferecer formação para os professores da rede municipal de ensino
através de parcerias institucionais e ações das políticas públicas analisadas nessa
pesquisa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |