Utilização da teoria da resposta ao item na análise do instrumento da autoavaliação institucional na pós-graduação da UFSM
Resumen
A Autoavaliação Institucional tornou-se um requisito nacional a que se submetem as Instituições de Ensino Superior. Dessa forma, o processo de Autoavaliação Institucional tem como objetivo construir uma cultura permanente de avaliação, possibilitando que os resultados obtidos possam contribuir com a gestão das Universidades, permitindo que sejam implementadas ações, proporcionando o alcance dos objetivos estratégicos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional. O objetivo desse trabalho é avaliar a qualidade dos itens do instrumento da Autoavaliação Institucional aplicado aos discentes dos Cursos de Pós-Graduação de todos os Campi da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no período de 26 de Setembro a 31 de Outubro de 2016. Para a análise do instrumento utilizou-se a Teoria da Resposta ao Item (TRI), por meio do Modelo Logístico Unidimesional de dois Parâmetros (MLU2P). O estudo mostrou que todos os itens do instrumento utilizado na Autoavaliação Institucional dos Cursos de Pós-Graduação da UFSM são adequados e consistentes, pois apresentam bom poder discriminatório e se posicionam dentro do intervalo esperado de variação. Quanto ao instrumento de Autoavaliação, percebeu-se que os itens que compõem esse instrumento são, em geral, fáceis de serem bem avaliado, segundo os resultados obtidos, o que, de fato, é um bom resultado quando se trata de Autoavaliação Institucional. Isto mostra que o instrumento utilizado para a autoavaliação dos discentes dos cursos de Pós-Graduação é adequado.
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