Escola e gestão democrática: possibilidades e desafios
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Data
2010-09-18Autor
Faleiro, Karina Johann Martins
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O presente trabalho objetiva analisar o processo de gestão democrática em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul (RS). Para isso, se fez necessário realizar uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso, na qual foram aplicados questionários, tendo como colaboradores a Diretora, a Orientadora Pedagógica e quatro Professoras dos Anos Iniciais. As gestoras responderam questões quanto à concepção de gestão escolar democrática, a relação destes segmentos com a APM- Associação de Pais e Mestres, assim como a influência deste órgão colegiado na gestão da Escola pesquisada. Visando complementar a pesquisa, optou-se também por analisar as concepções de escola, professor e gestão presentes no PPP- Projeto Político-Pedagógico da Instituição. As informações coletadas revelaram que a gestão escolar democrática é vista como um processo que se caracteriza pela participação, na qual as decisões são coletivas, buscando sempre o melhor para a escola como um todo. Comprovou-se que os colaboradores percebem a gestão democrática como um processo lento e gradativo, tendo ciência de que suas práticas podem contribuir cada vez mais para o progresso desta. Quanto à relação da APM com os segmentos pesquisados, evidenciou-se que esta necessita aprimorar sua atuação, focando em decisões coletivas. Constatou-se que o órgão colegiado contribui para a gestão escolar apenas financeiramente, deixando a desejar nos aspectos administrativos e pedagógicos. Ao analisar o PPP, este apresentou uma linha crítico-social que busca formar cidadãos críticos, sendo o professor aquele que valoriza a vivência do aluno, contribuindo para uma gestão democrática onde todos buscam o melhor para a escola. Na visão dos colaboradores, o PPP não tem funcionalidade na prática, embora estes reconheçam a importância deste na organização do trabalho e na definição da identidade da Instituição. Mesmo que a gestão escolar democrática venha sendo implementada aos poucos, todos os segmentos da Escola necessitam aderir a este compromisso dividindo responsabilidades, buscando na prática diária abrir as portas da participação a fim de efetivar este processo com sucesso.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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