A cartografia escolar e as inteligências múltiplas no ensino de geografia: contribuições das geotecnologias no ensino fundamental
Resumo
A Geografia sempre esteve ligada às linguagens dos mapas, que atuam como um sistema de representação composta por signos que retratam aspectos físicos e humanos da realidade. Assim, atividades centradas nos alunos permitem compreender o local onde estão inseridos. Na Cartografia Escolar é possível desenvolver recursos vinculados ao espaço vivido por meio da aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas (IM), propostas por Howard Gardner. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo geral estudar/identificar a contribuição da Teoria das Inteligências Múltiplas a partir do uso de geotecnologias na construção de conhecimentos geográficos e cartográficos no Ensino Fundamental. A pesquisa tem enfoque quali-quantitativo, pois discute elementos subjetivos referentes a aprendizagem, bem como quantifica os dados levantados para embasar a discussão. Em um primeiro momento, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre IM, Cartografia Escolar e geotecnologias para fundamentar a pesquisa. Após, para responder os objetivos propostos, aplicou-se uma sequência didática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena, situada no bairro Camobi, em Santa Maria (RS), no 8° ano, em 2018. No primeiro contato com os discentes, foi realizada a aplicação de um questionário para avaliar o conhecimento prévio em Cartografia. Posteriormente, aconteceu uma oficina pedagógica em que foi explanado aos sujeitos da pesquisa conceitos referentes à Cartografia e as técnicas e práticas de mapeamento, além de motivar as IM. Em seguida, aconteceu a elaboração de um mapa base da região central do bairro Camobi (analógico) e outro de uso e ocupação da terra do bairro Camobi (digital). Além disso, realizou-se um trabalho de campo, em que foi possível a revisão de conceitos cartográficos abordados durante a oficina pedagógica, além da motivação de Inteligências Naturalista, Espacial, Lógico-Matemática e Pessoais, principalmente. Para finalizar, aplicou-se novamente um questionário que serviu para avaliar a compreensão dos estudantes das temáticas desenvolvidas. A partir da análise dos questionários, notou-se que a atividade apresentou resultados positivos, sendo verificada uma evolução das variáveis desenvolvidas. Ademais, os alunos demonstram interesse pelo uso de geotecnologias (imagens de satélite, GPS, programas de mapeamentos) nas aulas de Geografia. Além disso, a maioria dos alunos conseguiu assimilar conceitos pertinentes a orientação espacial utilizando pontos cardeais e colaterais, a estimação de distância, a tipos de visões e ao alfabeto cartográfico após a realização da atividade. O exercício de identificação das paisagens em documentos cartográficos, no segundo questionário, foi realizado por meio das IM (Musical, Espacial, Intrapessoal e Pictórica), apresentando um ótimo resultado. Recomenda-se que os professores conheçam a IM como ferramenta inovadora de aprendizagem, para permitir o desenvolvimento de atividades que contextualizem o espaço vivido dos alunos, permitindo-os compreender de diversas maneiras uma temática, com base em seu conhecimento subjetivo. Ressalta-se que as aplicações das IM contribuem para uma maior eficiência no processo de ensino-aprendizagem.
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