dc.contributor.advisor | Fontana, Hugo Antonio | |
dc.creator | Sales, Valdícia Falcão | |
dc.date.accessioned | 2019-05-07T13:41:28Z | |
dc.date.available | 2019-05-07T13:41:28Z | |
dc.date.issued | 2009-08-30 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16417 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The approach presented in this work concerns the manager as leader of inclusive
education, bringing a case study at the Municipal School of Education and Children's
Basic Isabel Ferreira. It aims to clarify how the involvement and performance of a
manager-leader can help a school that is really inclusive, from the involvement of all
actors responsible for the administrative school, recognizing the importance of
participatory work and leadership effective. The analysis was made assuming the
challenges encountered in daily life of the school and the attitude of the school manager
mainly related to the management and leadership. We applied a methodology based on a
survey and a case study with the use of questionnaires to one member of the group
manager, a teacher, an official of a student and a parent of a student of that school. From
these questions that enables us to understand and analyze a specific material on the
manager as leader and mediator of inclusive education in the educational process as a
whole. It was found that this school, we work towards a measurement of seeking a
practice effect of the inclusion and the fact there is evidence that the answers of
questionnaires, communication channels, participation and leadership within the school.
It is also noticed that the group manager has political skills to articulate the various
interests that circulate in the school channeling in a single direction, which is the
collective project of inclusive education of quality for all. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.title | O gestor escolar como líder e mediador de uma educação inclusiva: estudo de caso - E.M.E.I.F. Izabel Ferreira | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A abordagem feita neste trabalho diz respeito ao gestor como líder e mediador de uma
educação inclusiva, trazendo um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil
e Fundamental Izabel Ferreira. Objetiva-se esclarecer o quanto o envolvimento e
desempenho de um gestor-líder pode contribuir para uma escola que seja de fato
inclusiva, a partir do envolvimento de todos os atores responsáveis pelo processo
administrativo escolar, reconhecendo a importância do trabalho participativo e de uma
liderança efetiva. As análises foram feitas partindo dos desafios encontrados no
cotidiano dessa escola e na postura do gestor escolar principalmente no que tange à
gestão e à liderança. Aplicou-se uma metodologia fundamentada em um levantamento
bibliográfico e num estudo de caso com o emprego de questionários junto a um
componente do grupo gestor, de um professor, de um funcionário, de um aluno e de
uma mãe de aluno da referida escola. A partir destes questionamentos que nos
possibilita conhecer e analisar um material específico sobre o gestor como líder e
mediador de uma educação inclusiva no processo educacional como um todo.
Constatou-se que nessa escola, trabalha-se rumo a uma aferição de uma prática que
procura efetivar de fato a inclusão e observa-se que se evidencia nas respostas dos
questionários, canais de comunicação, participação e liderança no interior da escola.
Percebe-se ainda que o grupo gestor tem habilidades políticas para articular os vários
interesses que circulam na escola canalizando numa única direção, que é o projeto
coletivo de educação inclusiva e de qualidade para todos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |