Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFontana, Hugo Antonio
dc.creatorSales, Valdícia Falcão
dc.date.accessioned2019-05-07T13:41:28Z
dc.date.available2019-05-07T13:41:28Z
dc.date.issued2009-08-30
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16417
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe approach presented in this work concerns the manager as leader of inclusive education, bringing a case study at the Municipal School of Education and Children's Basic Isabel Ferreira. It aims to clarify how the involvement and performance of a manager-leader can help a school that is really inclusive, from the involvement of all actors responsible for the administrative school, recognizing the importance of participatory work and leadership effective. The analysis was made assuming the challenges encountered in daily life of the school and the attitude of the school manager mainly related to the management and leadership. We applied a methodology based on a survey and a case study with the use of questionnaires to one member of the group manager, a teacher, an official of a student and a parent of a student of that school. From these questions that enables us to understand and analyze a specific material on the manager as leader and mediator of inclusive education in the educational process as a whole. It was found that this school, we work towards a measurement of seeking a practice effect of the inclusion and the fact there is evidence that the answers of questionnaires, communication channels, participation and leadership within the school. It is also noticed that the group manager has political skills to articulate the various interests that circulate in the school channeling in a single direction, which is the collective project of inclusive education of quality for all.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleO gestor escolar como líder e mediador de uma educação inclusiva: estudo de caso - E.M.E.I.F. Izabel Ferreirapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA abordagem feita neste trabalho diz respeito ao gestor como líder e mediador de uma educação inclusiva, trazendo um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Izabel Ferreira. Objetiva-se esclarecer o quanto o envolvimento e desempenho de um gestor-líder pode contribuir para uma escola que seja de fato inclusiva, a partir do envolvimento de todos os atores responsáveis pelo processo administrativo escolar, reconhecendo a importância do trabalho participativo e de uma liderança efetiva. As análises foram feitas partindo dos desafios encontrados no cotidiano dessa escola e na postura do gestor escolar principalmente no que tange à gestão e à liderança. Aplicou-se uma metodologia fundamentada em um levantamento bibliográfico e num estudo de caso com o emprego de questionários junto a um componente do grupo gestor, de um professor, de um funcionário, de um aluno e de uma mãe de aluno da referida escola. A partir destes questionamentos que nos possibilita conhecer e analisar um material específico sobre o gestor como líder e mediador de uma educação inclusiva no processo educacional como um todo. Constatou-se que nessa escola, trabalha-se rumo a uma aferição de uma prática que procura efetivar de fato a inclusão e observa-se que se evidencia nas respostas dos questionários, canais de comunicação, participação e liderança no interior da escola. Percebe-se ainda que o grupo gestor tem habilidades políticas para articular os vários interesses que circulam na escola canalizando numa única direção, que é o projeto coletivo de educação inclusiva e de qualidade para todos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto