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dc.contributor.advisorOurique, João Luis Pereira
dc.creatorStreck, Ivete
dc.date.accessioned2019-05-08T13:55:20Z
dc.date.available2019-05-08T13:55:20Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16457
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe study aimed to analyze the manner how the democracy is been percept at schools and if in fact is exercised. The study aimed to present a historical survey, of critical nature, about the relation between documents that guides the educational management and the wonder-incorporation-integration of the idea of democracy. To do so, a documental analysis was developed on the municipality of Faxinal do Soturno/RS. A comparative study of two documents was used: The Scholar Regiment (1988) and (2008) and the Politic-Pedagogic Project (2012). Throughout this study was verified that to the democracy be percept as an important element at the actions and relations of the school, was necessary to endure a long historical path. Only at the end of the decade of 90 and the beginning of 2000 with the development of the Political-Pedagogic Project, is that the school actions passed to be sustained by a democratic management, where the PPP is elaborated with the contribution of all members of the scholar community. It was evidenced a concept of democracy capable of enhance the importance of the Politic-Pedagogic Project on the consolidation of the school as a democratic space. Even though there is a legitm worry in develop a purpose of Political-Pedagogic Project , was verified that there is some limitations between the purpose of the document and the daily practice of the school. Among them, are highlighted the lack of commitment from some of the segments mainly the parents, on the schools actions and decision making, also, the devaluation of the Political-Pedagogic Project by the docents, fact that many times harms the pedagogic practice of the professor.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectPedagogical political projecteng
dc.titleO projeto político pedagógico como referencial da gestão democráticapor
dc.title.alternativeThe politic pedagogic project as a referential to the democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou analisar o modo como a democracia vem sendo percebida nas escolas e se, de fato, ela é exercida, tendo como temática o Projeto Político-Pedagógico e a Gestão Democrática. O trabalho procurou apresentar um levantamento histórico, de cunho crítico, acerca da relação entre os documentos que norteiam a gestão educacional e sua preocupação-incorporação-integração da ideia de democracia. Para tanto, desenvolveu-se uma análise documental, em uma escola da rede estadual de ensino, no município de Faxinal do Soturno/RS. Utilizou-se da análise comparativa de dois documentos: o Regimento Escolar (1988) e (2008) e o Projeto Político Pedagógico (2012). Por meio desta análise verificou-se que para a democracia ser percebida como elemento importante, nas ações e relações da escola, foi preciso percorrer um longo caminho histórico. Somente no final dos anos 1990 e início dos anos 2000 com o surgimento do Projeto Político-Pedagógico, é que as ações da escola passam a ser sustentadas por uma gestão democrática, onde o Projeto Político-Pedagógico é elaborado com a participação de todos os membros da comunidade escolar. Foi evidenciado, portanto, um conceito de democracia capaz de enaltecer a importância do Projeto Político-Pedagógico na consolidação da escola como um espaço democrático. Ainda que haja uma preocupação legítima em desenvolver a proposta do Projeto Político-Pedagógico, constatou-se que existem algumas limitações entre o discurso do documento e a prática diária da escola. Dentre elas, destacam-se a falta de comprometimento por parte de alguns segmentos, principalmente, dos pais, nas ações e tomada de decisões da escola e, também, uma desvalorização do Projeto Político-Pedagógico por parte dos docentes, fato que muitas vezes, vem comprometer a qualidade da prática pedagógica do professor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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