dc.contributor.advisor | Ourique, João Luis Pereira | |
dc.creator | Streck, Ivete | |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T13:55:20Z | |
dc.date.available | 2019-05-08T13:55:20Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16457 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The study aimed to analyze the manner how the democracy is been percept at
schools and if in fact is exercised. The study aimed to present a historical survey, of
critical nature, about the relation between documents that guides the educational
management and the wonder-incorporation-integration of the idea of democracy. To
do so, a documental analysis was developed on the municipality of Faxinal do
Soturno/RS. A comparative study of two documents was used: The Scholar
Regiment (1988) and (2008) and the Politic-Pedagogic Project (2012). Throughout
this study was verified that to the democracy be percept as an important element at
the actions and relations of the school, was necessary to endure a long historical
path. Only at the end of the decade of 90 and the beginning of 2000 with the
development of the Political-Pedagogic Project, is that the school actions passed to
be sustained by a democratic management, where the PPP is elaborated with the
contribution of all members of the scholar community. It was evidenced a concept of
democracy capable of enhance the importance of the Politic-Pedagogic Project on
the consolidation of the school as a democratic space. Even though there is a legitm
worry in develop a purpose of Political-Pedagogic Project , was verified that there is
some limitations between the purpose of the document and the daily practice of the
school. Among them, are highlighted the lack of commitment from some of the
segments mainly the parents, on the schools actions and decision making, also, the
devaluation of the Political-Pedagogic Project by the docents, fact that many times
harms the pedagogic practice of the professor. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Democracy | eng |
dc.subject | Pedagogical political project | eng |
dc.title | O projeto político pedagógico como referencial da gestão democrática | por |
dc.title.alternative | The politic pedagogic project as a referential to the democratic management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa buscou analisar o modo como a democracia vem sendo
percebida nas escolas e se, de fato, ela é exercida, tendo como temática o Projeto
Político-Pedagógico e a Gestão Democrática. O trabalho procurou apresentar um
levantamento histórico, de cunho crítico, acerca da relação entre os documentos que
norteiam a gestão educacional e sua preocupação-incorporação-integração da ideia
de democracia. Para tanto, desenvolveu-se uma análise documental, em uma escola
da rede estadual de ensino, no município de Faxinal do Soturno/RS. Utilizou-se da
análise comparativa de dois documentos: o Regimento Escolar (1988) e (2008) e o
Projeto Político Pedagógico (2012). Por meio desta análise verificou-se que para a
democracia ser percebida como elemento importante, nas ações e relações da
escola, foi preciso percorrer um longo caminho histórico. Somente no final dos anos
1990 e início dos anos 2000 com o surgimento do Projeto Político-Pedagógico, é
que as ações da escola passam a ser sustentadas por uma gestão democrática,
onde o Projeto Político-Pedagógico é elaborado com a participação de todos os
membros da comunidade escolar. Foi evidenciado, portanto, um conceito de
democracia capaz de enaltecer a importância do Projeto Político-Pedagógico na
consolidação da escola como um espaço democrático. Ainda que haja uma
preocupação legítima em desenvolver a proposta do Projeto Político-Pedagógico,
constatou-se que existem algumas limitações entre o discurso do documento e a
prática diária da escola. Dentre elas, destacam-se a falta de comprometimento por
parte de alguns segmentos, principalmente, dos pais, nas ações e tomada de
decisões da escola e, também, uma desvalorização do Projeto Político-Pedagógico
por parte dos docentes, fato que muitas vezes, vem comprometer a qualidade da
prática pedagógica do professor. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |