Gestão democrática: no dia-a-dia das escolas possibilidades para a educação especial
Fecha
2010-12-20Autor
Siqueira, Jossane Carvalho Maia
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Esse trabalho vem mostrar a importância da gestão democrática para um trabalho na
área da educação especial, a qual vem sendo amplamente debatida nos últimos anos
como forma de fazer com que as mais diversas vozes encontradas no interior de uma
escola sejam realmente ouvidas e conscientizadas para uma visão da educação especial.
Com isso, teve-se como objetivo geral retratar alguns aspectos da realidade dos
professores e diretores em relação à inclusão escolar de alunos com necessidades
especiais, contextualizando com a gestão educacional. Esta pesquisa segue uma
abordagem qualitativa, e para a coleta de dados realizou observações diretas e
entrevistas com alguns professores e diretores de quatros instituições do município de
Rio Bonito/RJ. Com a realização do estudo ficou evidente que as professoras não têm a
exata compreensão da dimensão do processo inclusivo, mesmo que em alguns pontos
elas se aproximem do que vem sendo debatido pelos especialistas. Por isso, ainda
trazem em seu discurso muitas representações equivocadas que estão presentes na nossa
sociedade sobre as pessoas com necessidades especiais.
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