dc.contributor.advisor | Müller, Felipe Martins | |
dc.creator | Franke, Jacira Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2019-05-27T14:26:20Z | |
dc.date.available | 2019-05-27T14:26:20Z | |
dc.date.issued | 2018-12-15 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16666 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This research aims to show up different alternatives of teaching children with Autism Spectrum Disorder (ASD) how to read and write, through a range of Information and Communication Technologies (ICT), considering each autism dispersal and introspection degree. Applications and multiple technologies are going to be put in practice throughout activities with two students who have ASD and study at State Elementary School Aldo Porto dos Santos, located in Cachoeira do Sul countryside. Assistive technology is used as an instrument to promote social inclusion and accessibility to students with intellectual disability. Technological activities have the power of motivating them to learn, resulting in social contacts and interactions which can help them creating affective bonds. Games and apps allow children with ASD to choose when and where they feel comfortable to interact, observing their own levels, enabling them to achieve a learning growth, building knowledge and constant evolution. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | por |
dc.subject | Technologies | eng |
dc.subject | Autism spectrum disorder | eng |
dc.title | Uso de tecnologias na alfabetização de autistas | por |
dc.title.alternative | Use of technologies in literacy of autists | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cahoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho visa mostrar caminhos, alternativas para a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando as mais diversas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), levando em consideração o grau de dispersão e introspecção do Autismo. Aplicativos e TIC diversas serão aplicados em atividades com dois educandos, portadores de TEA, inseridos na Escola Municipal de ensino Fundamental Aldo Porto dos Santos, no interior de Cachoeira do Sul/RS.
A tecnologia assistiva é utilizada como instrumento de acessibilidade e inclusão, auxiliando alunos com necessidades educacionais especiais. O uso de atividades tecnológicas motivam as crianças a quererem aprender, levando-as ao contato real com outras pessoas, vindo a interagir socialmente e criar vínculos afetivos.
Os jogos e atividades dos aplicativos, onde eles interagem no momento que querem e se sentem prontos pra isso, através dos seus níveis, lhes permitem um crescer na aprendizagem, construindo saberes e evoluindo cada vez mais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |