Formação de professores e saberes populares: um olhar intercultural
Abstract
O processo de ensino passa por etapas, dentre elas podemos citar, a observância, por
parte do educador, das peculiaridades locais, devendo, principalmente, atentar aos
saberes não científicos, como por exemplo as diferentes crenças, costumes e hábitos
que compõe as diferentes culturas. A presente dissertação, busca demonstrar, levando
em conta a interculturalidade, que a utilização dos saberes populares tem importante
destaque na formação de professores, desde a sua formação até a prática docente. A
mescla do saber cientifico e do saber popular deve ser a base de um sistema de ensino
que atenda as necessidades sociais do meio em que estão inseridas. A utilização da
cultura local é de fundamental importância no processo de ensino, para que se consiga
alcançar um modelo de aprendizado mais acolhedor. Da mesma forma, buscaremos
aqui, demonstrar a necessidade da compreensão por parte dos professores, de utilizar o
que não está literalmente escrito e sim, enraizado na cultura local, nos conhecimentos
populares, contribuindo com um modelo de ensino que forme professores que entendam
que o ensino não pode ser pautado somente no que está literalmente registrado e não
pode ser exato, mas, sim, construído adaptadamente ao contexto social e histórico de
cada aluno, dialogando com o contexto cultural, para que seja mais efetivo e a sugestão
aqui abordada é de que utilizando a intercultura e a empiria se compreenda a
relevância dos saberes populares para o sistema educacional brasileiro.
Collections
The following license files are associated with this item: