Informática na educação: o uso das tecnologias na prática docente
Abstract
Este artigo aborda a utilização das novas tecnologias no contexto escolar, mais especificamente sobre o uso da informática como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. E neste caso, o docente é o motivador intermediador desta aprendizagem, o mesmo precisa estar aberto as mudanças de paradigmas. O uso das mídias no contexto educacional vem para inovar os antigos métodos de ensinar e aprender, pois possibilita o acesso a ambientes virtuais extremamente atrativos para crianças, adolescentes e jovens. Sendo assim, o presente artigo partiu de um tema do currículo escolar, que é a Cultura Gaúcha, onde foram trabalhados textos, pesquisas em jornais, revistas, vídeos, e participação das famílias na confecção de brinquedos, danças, encenações. Após foi elaborado um objeto de aprendizagem, onde os alunos puderam criar contos a partir de suas vivências e aprendizagens, e finalmente contribuir com a pesquisa quantitativa que se consolidou com as turmas participantes de 4º e 5º ano da Escola Irmão Quintino em Santa Maria- RS. Através da criação destes contos pelos alunos, se pode observar os conceitos como linguagem, formação de palavras e frases, concordâncias verbais e nominais, dificuldades ortográficas, bem como a motivação dos alunos na construção das histórias e na utilização do objeto de aprendizagem. Para a pesquisa foram utilizados questionários, e se preocupou com a contribuição qualitativa que a informática, através do objeto de aprendizagem, pôde oferecer aos alunos no processo de aquisição do conhecimento.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]
The following license files are associated with this item: