Progressão continuada no bloco pedagógico: desafios para a gestão escolar em uma escola pública da rede municipal de Santa Maria-RS
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2018-08-03Metadatos
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Esta pesquisa de Mestrado Profissional insere-se na linha Políticas e Gestão da Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Trata da discussão sobre a temática de progressão continuada dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo do estudo esteve pautado em analisar as demandas e os desafios da gestão escolar acerca da normativa de progressão continuada no bloco pedagógico dos anos iniciais do ensino fundamental de uma instituição da rede municipal de Santa Maria/RS. Os processos metodológicos estão embasados na abordagem qualitativa (FLICK 2009) e a metodologia adotada é o estudo de caso (GIL, 2009). A análise documental (GIL, 2008) teve como base a legislação de ordem nacional e municipal, bem como documentos oficiais da escola. A construção dos dados ancorou-se nas entrevistas despadronizada (LAKATOS & MARCONI, 2003) com gestores e professores da escola alvo da pesquisa e na observação participante (GIL, 2008). Para a análise de dados considerou-se a triangulação dos dados (FLICK, 2009) e a análise de conteúdo (BARDIN, 2009). O referencial teórico foi organizado a partir de Akkari (2011), Brandalise (2010), Dourado (2007), Ferreira (2009), Freire (1997), Freitas (2003,2012) Haydt (2008), Libâneo (2004), Lück (2009), Luckesi (2005), Oliveira (2002), Paro (2003), Perrenoud (1999), Sander (2009) e Vieira (2009). Como produto final dessa pesquisa de Mestrado Profissional foi elaborado compartilhadamente o Plano de Gestão Escolar do Bloco Pedagógico no viés do planejamento estratégico. Os estudos apontam que a formação continuada representa a possibilidade de auxiliar na interpretação da progressão continuada no bloco pedagógico. A compreensão da dinâmica da proposta da política pública vislumbrada como uma maneira de (re)organizar tempos e espaços e diluir atos de exclusão (repetência, evasão) representa um instrumento de resistência e apoderamento para reivindicar condições adequadas ao funcionamento que promove o sucesso e a permanência dos(as) alunos (as) na escola, para tanto, a gestão escolar pautada na ação participativa e democrática conduz o êxito do ato pedagógico.
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