dc.contributor.advisor | Fruet, Fabiane Sarmento Oliveira | |
dc.creator | Santana, Lisiane Rubin | |
dc.date.accessioned | 2019-06-06T11:46:40Z | |
dc.date.available | 2019-06-06T11:46:40Z | |
dc.date.issued | 2011-11-30 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16763 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Through this article, we investigated the potential of the Internet in teaching-learning process at the State School Dr.Ibis Castillos de Araújo Lopes, from Júlio de Castilhos / RS. For this, a questionnaire was administered to teachers and students in fifth and sixth grade of this elementary school, in order to verify if the Internet is used as a teaching resource in classroom. After that, we planned and implemented lessons for this class with a scholar research activity mediated by the internet in order to observe the interest and development of student’s learning. In these activities, we guided and showed to students the proper way to use this tool in research. Thus, it was found that students, despite limited knowledge of the resources that the internet can offer, were more willing and interested in class using this tool. Likewise teachers were aware of the wealth provided by her, but little use in their classes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Internet | por |
dc.subject | Pesquisa escolar | por |
dc.subject | Sala de aula | por |
dc.subject | Researched school | eng |
dc.subject | Classroom | eng |
dc.title | Atividade de pesquisa escolar mediada pela internet | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Por meio deste artigo, investigou-se o potencial da internet no processo ensino-aprendizagem, na Escola Estadual Dr.Ibis Castilhos de Araújo Lopes, em Júlio de Castilhos / RS. Para isso, foi aplicado um questionário aos professores e alunos das quintas e sextas séries do ensino fundamental dessa escola, a fim de verificar se a internet é usada como recurso didático em sala de aula. Após, foram planejadas e implementadas aulas para essa turma com uma atividade de pesquisa escolar mediada pela internet para observar o interesse e o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Nessas atividades, buscou-se orientar e mostrar aos alunos a forma adequada para usar essa ferramenta em pesquisas. Assim, constatou-se que os alunos, apesar do escasso conhecimento referente aos recursos que a internet pode oferecer, mostraram-se mais dispostos e interessados em aula com uso desta ferramenta. Da mesma forma os professores apresentaram consciência da riqueza fornecida por ela, mas ainda pouco a utilizam em suas aulas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |