Processos de gestão democrática em uma instituição pública federal do Rio Grande do Sul
Abstract
A organização escolar no Brasil tem começo ainda com a vinda dos colonizadores
europeus. A primeira experiência de educação formal no país se iniciou com os
jesuítas, em 1549, que constituíram em longo tempo a responsabilidade de prover
as necessidades de formação e doutrinamento necessários à época tanto para
formação da mão de obra qualificada para o trabalho quanto ao ensinamento de
normas e regras às quais os indígenas seriam submetidos. No entanto esse é só o
início de um processo que constitui a história da educação brasileira e que se
desenvolve a partir de disposições sociais mais ou menos democráticas. Ocorreram
ainda em termos educacionais o período Pombalino, a era Joanina, a Primeira
República, a Segunda República e todos os acontecimentos políticos que se
sucederam até o período de democratização que o país viveu em fins da década de
1980. A gestão democrática se insere na educação somente nesse processo de
abertura política que o país viveu nesse período de término da ditadura militar. A
organização das instituições escolares acompanhou cada movimento histórico e
delineou sua matriz conceitual e prática a partir dessa premissa para que pudessem
se articular de tal modo que isso ocorresse em processos decisórios participativos e
coletivos. Essas marcas trazidas para educação brasileira ampliam as oportunidades
de acesso à escola pública atribuindo maior autonomia às instituições e às
demandas da própria comunidade. A escola de ensino médio e formação técnica
pública federal é um exemplo disso. Ela surgiu em contextos mais autoritários, como
foi o caso do início do século 20, e reforça seus interesses ainda no início deste
século tendo como principal objetivo a formação de mão de obra para impulsionar a
economia crescente (muito parecido com o que foi no século passado, mas
dimensionado). No entanto nos perguntamos em que medida essa escola técnica
produz disposições de uma organização social democrática? Essa pergunta pautou
nossa preocupação no sentido de desvelar a capacidade profissional de exercitar a
democracia no espaço escolar de tal modo a dar significado aos processos coletivos
e mesmo de legitimar a atual tendência política que o país vive. Isso somente foi
possível a partir das leituras realizadas e dos diálogos estabelecidos com os
profissionais responsáveis pela organização de uma instituição pública federal de
ensino médio, técnico e tecnológico do noroeste do estado do Rio Grande do Sul.
Essas conversas deram um panorama das práticas escolares para organização
escolar de um estabelecimento em específico. O trabalho foi dividido em três partes
principais: o marco teórico, com algumas considerações históricas, espaciais e
sociais da educação no Brasil, o marco metodológico, delineando a importância dos
instrumentos necessários ao trabalho desenvolvido e algumas premissas para
dialogar sobre os resultados previamente decifrados.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: