Mostrar registro simples

dc.creatorChristo, Thanara Muraro de
dc.date.accessioned2019-06-06T19:09:23Z
dc.date.available2019-06-06T19:09:23Z
dc.date.issued2019-03-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16775
dc.description.abstractThis dissertation investigates the teaching of the circulatory system in Elementary School, being this subject of complexity and abstraction typical of the teaching of Sciences. The research was developed in two approaches: analysis of lesson plans and analysis of a teaching proposal through the use of narrative. The research took place in three phases: in the first stage, the study and analysis of lesson plans, intended for the teaching of the circulatory system for Elementary School students. The analyzed plans were suggestions of classes available in the virtual platform of the Ministry of Education called Teacher Portal. The objective was to investigate the presence of trends or patterns of structure of lesson plans and the use of didactic resources. In the second stage, after analyzing the circulatory system content in primary school textbooks, a text was produced with elements of narrative language to explain the process of blood circulation. Participated in this research students from three classes of sixth grade of elementary school in a federal public school in the year 2018. Prior to the application of this material, students' prior knowledge was investigated through a questionnaire. The reading of the text was accompanied by activities of image identification and resolution of questions with answers of understanding and interpretation of the text. Forty-five days after the activities an evaluation questionnaire was applied on the content of the text and a writing activity evaluating from the point of view of the students the material used. The results of the first phase of the research indicated that the suggestions of classes available in the Teacher Portal do not present a common pattern of structure, although they are on the same platform The evaluation process is poorly defined and rather superficial. The third step contains analysis of the data obtained in the second stage. The application of the text with elements of narrative suggest that the development of the activities may have contributed to the students' understanding of the subject, since they were able to express the main idea of the content present in the material. Both the analysis of the textbooks and the lesson plans concluded that there is little presence of elements of narrative in the material for elementary school and the inclusion of narratives can be a facilitating strategy for the teaching process learning of a complex theme such as circulatory system .eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectPlanos de aulapor
dc.subjectSistema circulatóriopor
dc.subjectScience educationeng
dc.subjectLesson planseng
dc.subjectCirculatory systemeng
dc.subjectTexteng
dc.subjectNarrativeeng
dc.titleInvestigação sobre o sistema circulatório no ensino fundamental: planejamentos e atividadespor
dc.title.alternativeResearch on the circulatory system in fundamental teaching: planning and activitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação tem como tema a investigação do ensino sobre o sistema circulatório no Ensino Fundamental, sendo esse um exemplo de complexidade e abstração típicas do ensino de ciências. A pesquisa foi desenvolvida baseando-se em duas abordagens metodológicas: análise de planejamentos de aulas e uso de uma proposta de ensino por meio de narrativa. A pesquisa dividiu-se em três fases: na primeira etapa realizou-se o levantamento e análise de planejamentos de aula, destinados ao ensino do sistema circulatório para alunos do Ensino Fundamental, disponíveis na plataforma virtual do Ministério da Educação denominada Portal do Professor. O objetivo desta fase foi o de investigar características relacionadas à estrutura de planos de aula e ao uso de recursos didáticos. Na segunda etapa, ocorreu análise do conteúdo sobre sistema circulatório presente em livros didáticos destinados ao Ensino Fundamental, a elaboração de um texto com elementos de linguagem narrativa para a explicação do processo de circulação sanguínea e a aplicação desse material. Os sujeitos que participaram dessa pesquisa foram alunos de três turmas, matriculados no sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública federal, no ano de 2018. Os conhecimentos prévios dos alunos foram investigados através de um questionário. A leitura do texto foi acompanhada de atividades de identificação de imagens e resolução de questões, demandando respostas de compreensão e interpretação do texto. Quarenta e cinco dias após a realização das atividades, foi aplicado um questionário de avaliação sobre o conteúdo veiculado no texto e uma atividade de escrita avaliando sob o ponto de vista dos alunos o material que havia sido utilizado. Os resultados da primeira fase da pesquisa indicam que as sugestões de aulas disponíveis no Portal do Professor não apresentam um mesmo padrão de estrutura, apesar de estarem depositados na mesma plataforma. Em relação ao processo avaliativo colocam como uma etapa pouco definida e bastante superficial. A terceira etapa contém análise dos dados obtidos na segunda etapa. A aplicação do texto com elementos de narrativa sugerem que o desenvolvimento das atividades podem ter contribuído para o entendimento dos alunos sobre o assunto, pois conseguiram expressar a ideia principal do conteúdo presente no material. Tanto a análise dos livros didáticos quanto dos planejamentos de aula, levam à percepção de que há pouca presença de elementos de narrativa no material destinado ao Ensino Fundamental e que a inclusão de narrativas pode ser uma estratégia facilitadora para o processo de ensino aprendizagem de temas complexos, como exemplo o estudo do sistema circulatório.por
dc.contributor.advisor1Sepel, Lenira Maria Nunes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9187175270021411por
dc.contributor.referee1Santos, Marlise Ladvocat Bartholomei
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8931396120785208por
dc.contributor.referee2Temp, Daiana Sonego
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8272723109593198por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2723149486627917por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentBioquímicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International