“Eu não posso brincar de boneca, boneca é coisa de menina”: uma pesquisa com crianças sobre identidades de gênero na educação infantil
Resumo
Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa LP2 – Práticas escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, no contexto da Educação Infantil, abordando as identidades de gênero em uma Escola Municipal de Educação Infantil do campo, no município de Santa Maria, RS. O objetivo foi investigar como as identidades de gênero são (re) produzidas pelas crianças a partir de suas interações no contexto de uma turma de Educação Infantil do campo. A metodologia adotada neste estudo esteve ancorada na perspectiva qualitativa, através da pesquisa com crianças, a qual coloca a criança como sujeito crítico, que participa de forma ativa da realidade social, investigando e elaborando hipóteses sobre a realidade que a cerca. A produção de dados aconteceu através da observação participante, de registros em diário de campo, registros fílmicos e registros fotográficos, durante dois meses. A fim de fundamentar a análise dos dados produzidos juntamente com as crianças, foram utilizados estudos de Louro (1998), Paechter (2009), Corsaro (2009) e Finco (2010) em busca de um diálogo teórico que legitime as falas das crianças. Os resultados obtidos ao final deste trabalho possibilitaram refletir sobre as identidades de gênero no contexto da Educação Infantil, bem como sobre as significações construídas pelas crianças sobre as concepções de gênero. Para compreender o que diziam as crianças foi preciso entender de qual lugar elas falavam, para isso a escuta atenta e sensível auxiliaram no caminho para perceber a origem das suas vozes, que em muitos momentos indicaram questões sociais e culturais sobre as identidades de gênero. Ainda, pode-se perceber que o conceito de gênero diz respeito às construções de identidades masculinas e femininas, deixando de contemplar apenas critérios biológicos e tornando-se parte da sociedade na qual as crianças estão inseridas.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: