Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação
Resumo
Esse projeto experimental teve como principal objetivo realizar encontros para desenvolver ações educomunicativas e assim debater questões de gênero e sexualidade em escolas de ensino médio, mais precisamente com turmas de terceiro ano, utilizando o audiovisual como instigador do debate destes temas previamente selecionados, que foram a violência de gênero e questões LGBTs, buscando assim sair da universidade e realizar fora dela algo pela comunidade local. Através disso, utilizando teorias da educomunicação, buscou-se estimular uma educação cidadã e um melhor entendimento das mídias, o que podemos perceber que ocorreu graças a aplicação das técnicas de grupos de discussão e observação participante. As principais teorias utilizadas nesse trabalho foram as da educomunicação e as que envolvem gênero, diversidade sexual e educação. Utilizar o audiovisual como método de ensino também foi parte fundamental dos encontros realizados, visto que ajudou os alunos na compreensão dos temas e a debater, como apontado por eles mesmos na análise do projeto feita ao final das atividades.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: