Comunicação governamental: as estratégias do discurso político dispostas no site do Palácio do Planalto referente à PEC 241/55
Resumen
Sendo uma das vertentes da Comunicação Pública, a Comunicação Governamental atua na ação comunicativa entre o governo e a sociedade, prestando contas, monitorando a opinião pública e articulando discursos estratégicos para atingir os objetivos comunicacionais. Neste contexto, este trabalho tem como tema a comunicação governamental estratégica e limita-se a analisar as notícias veiculadas por um site a respeito de um Projeto de Emenda Constitucional (PEC). Foi escolhido como objeto de estudo as notícias do site do Palácio do Planalto referentes à PEC 241/55 de 2016, criada e promulgada no governo de Michel Temer. O corpus da pesquisa é composto por 34 notícias veiculadas no site do Palácio do Planalto entre os meses de setembro a dezembro de 2016. Busca-se responder a seguinte questão: quais são as estratégias do discurso político acionadas nas notícias do site do Palácio do Planalto sobre a PEC 241/55? O objetivo geral refere-se a analisar as estratégias do discurso político dispostas no site do Palácio do Planalto referente à PEC 241/55, enquanto que os específicos: 1) Mapear as notícias sobre a PEC 241/55 no site do Palácio do Planalto segundo critérios pré-estabelecidos; 2) Identificar as estratégias encontradas no período da entrada de Michel Temer na presidência até a promulgação da Emenda e 3) Propor uma reflexão acerca do conceito de Comunicação Governamental e do papel do profissional de Relações Públicas na construção dessas estratégias. O método de análise usado foi a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011; FONSECA JR, 2005 e HERSCOVITZ, 2005). Como resultado da pesquisa foi possível observar uma grande preocupação por parte do governo em explicar a Emenda à população, bem como em convencê-la acerca dos benefícios que a mesma traria sempre frisando que áreas importantes como saúde e educação não seriam prejudicadas, mas que pelo contrário, passariam a ser privilegiadas com a nova Proposta. Para tanto, fez o uso de estratégias como palavras de promessa, enunciação e justificação.
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