Comunicação na política: a manutenção de vínculos e as estratégias de aproximação
Resumo
Este trabalho discute as mudanças ocorridas na área de comunicação e política a partir do uso das mídias e suas plataformas como estratégia de comunicação e com o objetivo de aproximar o político e seus eleitores. Trazendo para discussão o conceito de estratégias de aproximação envolvendo a perspectiva da comunicação direta de relações, contatos e ações com públicos específicos. Para possibilitar análise há uma breve retrospectiva das campanhas eleitorais desde o primeiro presidente do país Marechal Deodoro da Fonseca até a eleição de Luis Inácio Lula da Silva. Relacionando as primeiras estratégias há alguns aspectos apresentados pela autora a partir da participação do Programa Estágio Visita na Câmara dos Deputados em agosto de 2017, bem como os resultados obtidos através da pesquisa realizada junto aos participantes do Programa nos meses de julho e agosto do mesmo ano. A metodologia utilizada além da revisão bibliográfica é a investigação empírica através da pesquisa aplicada às turmas. Pela importância das estratégias de aproximação junto aos públicos o trabalho encerra com uma observação sob duas perspectivas de comunicação; uma convencional pautada nas visitas e contato presencial e outra que utiliza as mídias sociais. Os parlamentares definidos para análise são Luis Antonio Franciscatto Covatti, Deputado Federal pelo Estado do Rio Grande do Sul e o Deputado Estadual do mesmo Estado Marcel Van Hatten ambos do Partido Progressista (PP) por terem a matriz ideológica partidária de mesmo viés.
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