Role playing game (RPG) no ensino fundamental: uma aventura em busca do desenvolvimento psíquico e intelectual
Abstract
O avanço tecnológico proporcionou à sociedade novas formas de se relacionar e de ter acesso às informações. Estes aspectos também influenciaram as relações pessoais e de aprendizagem das crianças, pois elas passaram a ter acesso a vários recursos e conteúdos disponíveis na rede. Isto fez com que as tarefas de estudo propostas em sala de aula pelos professores não fossem o suficiente para colaborar no seu desenvolvimento psíquico e intelectual. Este novo cenário, que configura a sociedade atual na qual estão inseridas estas crianças, trouxe novos desafios para os professores, que precisam buscar meios de incorporar as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em sua prática pedagógica. Nesse contexto, torna-se necessário que o professor proponha tarefas de estudo que tenham o intuito de promover uma aprendizagem significativa, compreendendo como ocorre o desenvolvimento psíquico e intelectual dos seus alunos, além dos motivos que levam os mesmos a realizar determinadas tarefas. Este estudo vincula-se à Linha de Pesquisa “LP-2: Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede”, na temática Ensino-Aprendizagem Mediado por Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa teve como principal objetivo compreender o desenvolvimento psíquico e intelectual nos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, a partir de tarefas de estudo construídas em um jogo de RPG. Para as ações da pesquisa, foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação; no que se refere à coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: diário de campo, entrevista semi-estruturada, registro de imagens, produção documental e observação participante. Os sujeitos da pesquisa foram vinte e três alunos de uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Municipal de Santa Maria/RS. Como resultados das ações utilizando o jogo de RPG associado às TDIC, verificou-se que, durante a resolução das tarefas de estudo, os alunos realizaram o movimento de reflexão, análise e planejamento mental. Esse processo resultou na apropriação do conhecimento teórico, na aprendizagem de novos conceitos e, consequentemente, no desenvolvimento psíquico e intelectual. Além disso, os estudantes transformaram-se como sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, pois tornaram-se mais participativos nas tarefas de estudo e desenvolveram atitudes de respeito, cooperação e amizade com os colegas – em sala de aula e no ambiente escolar. Como resultado teórico desta pesquisa, construiu-se a dissertação e, como produto prático, o e-book da aventura de RPG, contendo orientações pedagógicas para auxiliar os professores que pretendem utilizar o mesmo em suas práticas pedagógicas.
Collections
The following license files are associated with this item: