Eficácia das técnicas de climatização natural em um prédio de salas de aula: estudo de caso campus UFSM – CS
Fecha
2019-03-13Metadatos
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Os edifícios destinados ao ensino carecem projetos que considerem relevantes o conforto
térmico de seus usuários sem um alto consumo de energia. Este trabalho analisa a eficácia de
estratégias de climatização natural para melhorar o índice de conforto térmico de um prédio de
salas de aula. São elas: ventilação cruzada, dutos enterrados, chaminés solares, brises, estantes
de luz, sombreamento com vegetação, inércia térmica, isolamento térmico, parede trombe e
parede de vidro. O prédio está situado na zona bioclimática 2, localizado na Universidade
Federal de Santa Maria, no Campus de Cachoeira do Sul. As análises foram realizadas por meio
de simulação computacional com o programa EnergyPlus. As diversas técnicas foram
simuladas em alternativas individuais e compostas. Primeiro foram medidos os fluxos térmicos
e o percentual de conforto térmico do projeto original. A partir dessas informações foi testada
a eficácia da inserção de diferentes estratégias de climatização natural na melhoria das
condições do conforto térmico da edificação em estudo. O melhor nível de conforto térmico
para foi obtido com as seguintes estratégias reunidas: sombreamento com vegetação nas
fachadas leste e oeste, pintura branca nos fechamentos opacos (diminuição da absortância),
aumento da inércia térmica, sombreamento com vegetação perpendicular a fachada norte,
ventilação cruzada e utilização de vidros duplos nas salas de aula, atingindo um percentual de
88,58%. O menor desconforto por calor resultou quando simulados juntos sombreamento com
vegetação nas fachadas leste e oeste, parede branca (diminuição da absortância), aumento da
inércia térmica, sombreamento com vegetação perpendicuar a fachada norte, utilização de
vidros duplos nas salas de aula com a técnica de ventilação natural dos dutos enterrados (vazão
0,4251m³/s) obtendo um índice de 3,97%. Concluiu-se que as estratégias de climatização
natural, aplicadas em prédios de salas de aula na região estudada, são eficazes para o aumento
do nível de conforto térmico e que quando somadas elas têm melhores resultados, justificando
a sua utilização nos projetos com temática semelhante.
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