dc.contributor.advisor | Cordenonsi, Andre Zanki | |
dc.creator | Becker, Marilia Urach | |
dc.date.accessioned | 2019-06-25T12:11:09Z | |
dc.date.available | 2019-06-25T12:11:09Z | |
dc.date.issued | 2019-03-11 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17101 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | Currently, in most educational institutions, educational technologies and media are present, many approaches and possibilities are developed daily in the classroom, spanning all levels of education from kindergarten to high school. This use of different educational technologies enables the enrichment of teaching and learning, highlighting other ways of seeking knowledge in a meaningful way for students' lives. In this perspective, the work sought to approach a dynamic and attractive technology to assist in the teaching-learning process of a subject with Intellectual Disability, through learning objects with augmented reality, trying to plan and develop pedagogical practices in order to analyze the impacts of this resource in literacy. It was understood that the use of this resource was constituted as a facilitating resource and adequate to the objectives proposed in the research. Its use in the classroom made the activities playful and pleasant, which made it possible to construct positive results in this literacy process. From the use of augmented reality, it was perceived that the learning became more dynamic, developing the autonomy of the subject, thus enabling its inclusion in a significant way. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | por |
dc.subject | Realidade aumentada | por |
dc.subject | Deficiência intelectual | por |
dc.subject | Informática na educação | por |
dc.subject | Tecnologias educacionais em rede | por |
dc.subject | Learning objects | eng |
dc.subject | Augmented reality | eng |
dc.subject | Intellectual disability | eng |
dc.subject | Informatics in education | eng |
dc.subject | Networked educational technologies | eng |
dc.title | Realidade aumentada como auxílio ao ensino e aprendizagem na deficiência intelectual | por |
dc.title.alternative | Augmented reality as aid to teaching and learning in intellectual disability | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Atualmente, na maioria das instituições de ensino, as tecnologias e mídias educacionais estão presentes, inúmeras abordagens e possibilidades são desenvolvidas diariamente em sala de aula, perpassando por todos os níveis de ensino da Educação Infantil até o Ensino Médio. Essa utilização de diferentes tecnologias educacionais possibilita o enriquecimento do ensino e aprendizagem, enaltecendo outras formas de buscar conhecimento de forma significativa para a vida dos alunos. Nessa perspectiva, o trabalho buscou abordar uma tecnologia dinâmica e atraente para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de um sujeito com Deficiência Intelectual, através de objetos de aprendizagem com realidade aumentada, procurando planejar e desenvolver práticas pedagógicas com o intuito de analisar os impactos desse recurso na alfabetização. Compreendeu-se que a utilização desse recurso, se constituiu como um recurso facilitador e adequado aos objetivos propostos na pesquisa. O seu uso em sala de aula tornou as atividades lúdicas e prazerosas, o que possibilitou construir resultados positivos nesse processo de alfabetização. A partir do uso da realidade aumentada, percebeu-se que a aprendizagem tornou-se mais dinâmica, desenvolvendo a autonomia do sujeito, possibilitando assim a sua inclusão de forma significativa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |