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dc.creatorTrevisan, Tatiana Valéria
dc.date.accessioned2019-06-25T18:09:47Z
dc.date.available2019-06-25T18:09:47Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationTREVISAN, Tatiana Valéria et al. Teoria do conhecimento e epistemologia. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17130
dc.descriptionMaterial Didático Cursos EaD NTE - Curso de Letras Espanhol e Literaturaspor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectEpistemologiapor
dc.subjectTeoria do conhecimentopor
dc.titleTeoria do conhecimento e epistemologiapor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoA disciplina de Teoria do Conhecimento e Epistemologia tem o objetivo de desenvolver a reflexão sobre os modos como conhecemos a realidade; Compreender as teorias filosóficas epistemológicas da antiguidade, do período moderno e do período contemporâneo. Para tanto, é proposto cinco Unidades divididas em semanas assim distribuídas: Unidade A: Aborda o processo de construção do conhecimento e as diferentes compreensões do saber e conhecer, segundo as ideias de Luiz Carlos Bombassaro (1992); Unidade B: Apresenta um retomado histórico com diferentes conceitos que, ao ser analisado nos dias atuais, reflete-se na valorização das diferenças do conhecimento. Para isso, apoiamo-nos nas ideias do sociólogo Boaventura de Souza Santos (1989; 2002; 2007), referentes à epistemologia; Unidade C: Convida a compreender os processos de construção do conhecimento como papel fundamental na educação. Apresentamos algumas discussões epistemológicas, procurando, por meio delas, questionar como podem nos auxiliar na educação e no ensino. Para tanto, conheceremos a manifestação de duas tendências da Epistemologia Contemporânea: a “tendência analítica” e a “tendência histórica”; Unidade D: Tece uma relação entre a Epistemologia e a Hermenêutica, segundo Altair Alberto Fávero (2004), situando-a no contexto contemporâneo, na tentativa de estabelecer possíveis pontes que possam superar determinados limites encontrados pela epistemologia no século XX; Unidade E: Traz uma análise contemporânea, extremante atual, sobre a questão do aprender na sociedade da informação. A ideia de discutir esse tema surge por estarmos, em um curso a distância, em que, num primeiro momento, nosso recurso fundamental e essencial é a tecnologia. Assim, nos apoiamos no texto “A metamorfose do aprender na sociedade da informação” do Prof. Dr. Hugo Assmann (2000), para finalizar as unidades da disciplina Teoria do Conhecimento e Epistemologia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIApor


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