Implicações no processo criativo de produção textual em língua portuguesa em diferentes mídias
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar quais são as implicações surgidas no processo criativo em atividades de produção de textos em plataformas digitais. Para tal, escolhemos um grupo de 23 estudantes do oitavo ano do ensino fundamental ao qual foi proposta a realização de atividades de leitura e escrita. Em um primeiro momento, as produções dos textos ocorreram em meio escrito convencional. Subsequentemente, em uma segunda etapa, os mesmos temas foram abordados em atividades de escrita que se utilizaram de Websites de criação de vídeos e histórias em quadrinhos. Para avaliar as diferenças encontradas nesses dois segmentos, utilizamos elementos da linguística textual, mais exatamente os conceitos de continuidade, progressão, articulação e não contradição. Com isso, podemos identificar quais desses princípios são mais comprometidos ou favorecidos com o uso de diferentes plataformas para a produção textual. Nossa análise mostrou que tais espaços podem servir como impulsionadores de criatividade em sala de aula, desde que sejam respeitados os parâmetros textuais.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]
The following license files are associated with this item: